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Tecnologia

Nova tecnologia em filtro de ar equipa o Porsche GT2RS

UFI MULTITUBE é versátil e otimiza o espaço dentro do compartimento do motor

A multinacional italiana UFI Filters, que iniciou as operações no Brasil em 2018, desenvolve nova tecnologia em filtros de ar do motor: UFI MULTITUBE, substitui o tradicional filtro do painel, com vantagem de poder se adaptar a espaços pequenos, o que viabiliza projetos de motores downsizing, grande tendência mundial.

A grande diferença dos modelos tradicionais é a flexibilidade geométrica específica do cartucho UFI MULTITUBE, com estrutura que permite que os tubos sejam posicionados em paralelo, série ou de acordo com diferentes geometrias, além de diferentes diâmetros e comprimentos, de acordo com os requisitos de espaço do motor. A nova tecnologia do Grupo UFI oferece modularidade e um design flexível para atender às necessidades específicas dos fabricantes de automóveis, adaptando-se ao modelo do veículo e otimizando o espaço dentro do compartimento do motor.

Apesar de manter o desempenho da filtragem significativamente – mais de 99,5% – em um espaço mais confinado, a empresa reduziu o volume em até 50% em comparação com um filtro de painel tradicional. Este requisito foi um atrativo para o UFI MULTITUBE ter sido introduzido no mercado de equipamentos originais, primeiro para o Porsche GT2RS e, em breve, para outras aplicações de alto volume, tanto italianas quanto internacionais. A empresa estima que a tecnologia deve se espalhar rapidamente por todo o mercado de OEM, seguida pelo mercado de reposição.

A tecnologia também pode ser aplicada em carros híbridos, onde o espaço no compartimento do motor é especialmente limitado devido à presença de um dispositivo elétrico em adição ao sistema mecânico.

Graças à sua estrutura geométrica o UFI MULTITUBE oferece melhor dinâmica de fluidos, garantindo fluxo linear em termos de passagem do ar. Isso reduz a resistência e minimiza a perda de pressão e energia, garantindo a disponibilidade de potência extra, minimizando simultaneamente as emissões nocivas e o consumo de combustível. Testes realizados em laboratório externo em um Audi 1.4 TFSI confirmam um aumento na potência em até 4% em relação à saída do ar padrão, desempenho máximo que excede o do tipo do painel tradicional.

Este é o resultado de um novo conceito em filtragem profunda onde o fluxo do ar passa do exterior para o interior através da estrutura que compreende um ou mais tubos,

Outra característica inovadora do UFI MULTITUBE envolve os materiais específicos do cartucho de media filtragem profunda, que é composto de fibras hidrofóbicas puras que mantêm toda a funcionalidade durante todo o ciclo de vida do produto, contrastando com os produtos tradicionais em celulose plissada têm capacidade de filtragem significativamente reduzidas. Isso se deve a deformação de materiais que, com a inevitável absorção de umidade, causam perda de pressão do fluxo do ar, o que por sua vez, afeta negativamente a potência do motor.

Luca Betti, diretor da Unidade de Negócios do Aftermarket do Grupo UFI Filters afirma: “UFI MULTITUBE representa um marco no mundo da tecnologia de filtragem. Graças à sua modularidade, pode adaptar-se às diferentes necessidades dos fabricantes de automóveis, tanto para motores tradicionais como também para oferecer muitos desenvolvimentos possíveis para aplicações híbridas. Trata-se de uma inovação de ponta que oferecerá ao mercado de reposição a exclusividade de um produto patenteado, a qualidade e o desempenho exclusivo de um sistema que somente a UFI Filters pode fornecer e também um produto fácil de substituir graças ao acoplamento de liberação rápida da caixa do ar.

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