fbpx
Mercado de Reposição

Programa Descarte Consciente Abrafiltros recicla mais de 24 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo

mplantado em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, programa, cumprirá metas estipuladas pela legislação para 2021, mesmo com as dificuldades devido à pandemia, segundo projeções
38visualizações

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, criado em julho de 2012 em São Paulo, e depois estendido para os estados do Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de cumprir as leis ambientais, já reciclou 24.241.060 filtros usados de óleo lubrificante automotivo até novembro de 2021. “O programa Descarte Consciente Abrafiltros vem cumprindo as metas estabelecidas pela legislação ambiental há 9 anos. Neste ano, segundo as projeções, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, como a proibição de circulação dos caminhões de coleta em alguns meses, o programa alcançará o volume estipulado de reciclagem de filtros usados do óleo lubrificante automotivo nos quatro estados onde está implementado”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

Marco Antônio Simon, gestor de projetos e coordenador do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, explica que em São Paulo, para o cumprimento da meta anual de 2021, a coleta mínima para dezembro deverá ser de 52.255,60 kg, considerando a média anual das coletas realizadas de 89.619,80 kg, a projeção do percentual de cumprimento da meta será de 103,60%. No Paraná, a coleta mínima para o dezembro deverá ser de 7.495,91 kg para alcançar o volume estabelecido para este ano. A projeção do percentual de cumprimento da meta será de 106,56%, considerando a média anual das coletas, de 28.665,91 kg. “Mesmo no Espírito Santo, onde não houve assinatura do Termo de Compromisso por questões governamentais, o programa foi cumprido com metas internas, que foram mantidas para ter parâmetro na proposição de novos volumes, sem prejuízos às empresas participantes do programa no cumprimento da legislação”, ressalta. Para alcançar a meta anual de 2021, a coleta mínima para dezembro deverá ser de 15.207,23 kg. Considerando a média anual das coletas dos últimos seis meses de 20.834,78 kg, a projeção do percentual de cumprimento da meta será de 102,76%. No Mato Grosso do Sul, a coleta mínima para dezembro deverá ser de 4.128,66 kg para cumprir o estipulado. A projeção do percentual de cumprimento da meta será de 106,46%, considerando a média anual das coletas realizadas de 15.174,23 kg.

“Mais que cumprir seu papel de atender às exigências das leis ambientais, o programa Descarte Consciente Abrafiltros é tido como referência no âmbito governamental pelos resultados alcançados”, comenta Simon, enfatizando que o sucesso do programa se deve não só ao amplo trabalho realizado pela Abrafiltros e seus associados, mas também pela eficiência do Grupo Supply Service, pioneiro no gerenciamento de resíduos oleosos no Brasil e responsável pela operação logística, que tem atuado com excelência em relação às adequações propostas pela gestão do programa para o atendimento das metas.

Processo de reciclagem – No processo de reciclagem dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo recolhidos em postos de combustíveis, oficinas mecânicas e concessionárias, segundo número de empresas participantes do programa e conforme metas estabelecidas em Termos de Compromisso estaduais, o metal (23% dos resíduos) é encaminhado para siderúrgicas. Já o óleo lubrificante usado contaminado (OLUC) (2% do volume) vai para rerrefino; e os demais componentes (75% dos resíduos) são enviados para coprocessamento em cimenteiras. Todos os resíduos são reciclados e não há destinação para aterros sanitários. O processo é de alto custo e não há retorno direto para o setor de filtros, sendo a operação custeada integralmente pelas empresas participantes.

Em São Paulo e no Espírito Santo, o processo logístico é realizado pela Supply Service, sediada em Tapiraí (SP); no Paraná, pela Geoquímica, em São José dos Pinhais (PR); e no Mato Grosso do Sul, pela EcoSupply em Campo Grande (MS).

Atualmente, participam do programa 21 empresas associadas da Abrafiltros: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Motores e Geradores, Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters; Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.; e Wega Motors Ltda.

Para informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site https://www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente/

Leave a Response

16 + 15 =