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Nakata destaca funcionamento dos amortecedores pressurizados e dicas de aplicação

Palestra, apresentada no 6º Congresso do Mecânico, pontuou também dúvidas comuns recebidas pela área de assistência técnica da marca

A Nakata, fabricante de autopeças líder em suspensão no mercado de reposição, participará de mais uma edição do Congresso do Mecânico, promoveu palestra técnica, no Congresso do Mecânico, no 21 de outubro, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo.

 

Eduardo Lett, técnico da Nakata, destacou vários aspectos e dicas do amortecedor pressurizado que é uma evolução do convencional. Fabricado com injeção a gás nitrogênio e baixa pressão, fazendo com que a câmara hidráulica ou tubo interno esteja sempre cheia de fluido, proporciona mais segurança, já que mantém o pneu sempre em contato constante com o solo.

 

Também falou de características exclusivas dos amortecedores da marca, como fechamento do tubo sem tampa realizado por meio de um processo que não tem solda. Além disso, comentou que a haste possui microfissuras para manter presente a camada de óleo, garantindo mais resistência na peça, projetada para entortar e não quebrar.

Na hora da troca da peça, Lett lembrou da necessidade de efetuar o processo de escorvamento, também chamado de equalização do amortecedor para obter a carga correta e jamais deitá-lo após o procedimento, sendo o ideal fazer a aplicação diretamente no veículo.

 

Outro ponto importante destacado pelo técnico foi o funcionamento do stop hidráulico que evita pancada seca da queda de roda, atuando no final de curso.

 

Como dicas de aplicação, Lett orientou os reparadores sempre checarem a peça correta, pois podem existir duas referências diferentes para o mesmo veículo devido à mudança de projeto das montadoras ao longo dos anos. “É sempre bom ficar atento, pois a furação pode ser diferente, embora as peças sejam parecidas”, comentou.

 

Entre diversas dúvidas que chegam à área de assistência técnica, uma muito comum, de acordo com Lett, é sobre a gravação que vem na peça. “Em cima do código vem a data da homologação da certificação do INMETRO que foi em 2014 e dura dez anos. Muitos mecânicos confundem com a data de validade da peça que está abaixo do código”, ressaltou.

 

A Nakata é uma das maiores fornecedoras dessa tecnologia no País e, com a inauguração da nova planta de amortecedores no Complexo Nakata, em Extrema–MG, a marca tem planos audaciosos para aumentar a sua capacidade de produção.

 

A Nakata investe constantemente no desenvolvimento de produtos tecnológicos e em ações de apoio a reparadores, utilizando várias todas as plataformas digitais para oferecer suporte técnico aos reparadores, com EADs, dicas, vídeos sobre dicas de aplicações, produtos e gestão. Todo esse trabalho voltado ao reparador é reconhecido por meio das principais pesquisas de mercado, nas quais a empresa ocupa o topo do ranking das marcas mais admiradas pelos mecânicos em todo o país em componentes de suspensão, entre outras categorias avaliadas.

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