Águas de Lindóia, estância turística no interior do Estado de São Paulo, tradicional por abrigar eventos de carros antigos e clássicos, também foi escolhida para a realização do 1º Encontro de Fuscas & Derivados, que acontece de 23 a 25 agosto. Será o primeiro evento brasileiro a reunir diversos carros da Volkswagen, famosa marca alemã, produzidos entre as décadas de 1940 a 1990 com mecânica arrefecida a ar (aircooled), como Fusca, Kombi, Karmann Ghia e até modelos esportivos da Porsche, marca que tem o DNA Volkswagen em suas origens, para promover a confraternização entre colecionadores e amantes do antigomobilismo.
A escolha por Águas de Lindóia não é por acaso: a cidade é referência em carros antigos e há seis anos recebe o maior evento nacional do gênero, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA).
A cidade será tomada por modelos clássicos produzidos entre as décadas de 1940 a 1990 com mecânica aircooled (refrigerados a ar), originais ou customizados, que marcaram gerações e fizeram história sob o selo VW, como o Fusca e a Kombi.
Durante os três dias de evento, a organização espera receber mais de 500 veículos expostos e contar com a participação de até 50 mil pessoas que, além dos carros, poderão contar com espaços de lazer, praça de alimentação com food trucks, shows ao vivo, comercialização de veículos e feira de peças antigas – algumas ainda na embalagem. “Assim o colecionador vai conseguir repor a peça que tem tanta dificuldade de encontrar”, diz Takeda.
Outros destaques do evento são o encontro aberto destinado a todos os modelos derivados do Fusca com mecânica a ar, e o concurso com premiação para os 30 melhores carros expostos.
Frota de Fuscas – Segundo informações publicadas no Jornal do Carro, a produção de Fuscas no Brasil é 3,3 milhões unidades. No mundo todo, foram 21,5 milhões de unidades, o que coloca o modelo como um dos mais vendidos de todos os tempos, ao lado de carros como Volkswagen Golf e Toyota Corolla.
Dados do Detran de São Paulo revelam que existem 827.202 unidades do Fusca registradas em todo o Estado. De acordo com o órgão, ele também é o carro mais colecionado – são 6.927 exemplares com placa preta. Essa placa é designada a veículos em perfeito estado de conservação e originalidade.
Dos exemplares com placa preta, metade, ou seja, 3.856 unidades estão na cidade de São Paulo. Em seguida vêm Campinas (193 unidades) e São Bernardo do Campo (167 unidades).
Serviço:
Data: 23 a 25 de agosto
Local: Praça Adhemar de Barros, Águas de Lindóia (SP)
Contato: comercial@ebvwclassicos.com.br