fbpx
Veículos

Toyota inicia terceiro turno de produção em Sorocaba

Contratações para o terceiro turno da marca tiveram como premissas condições de igualdade e mais inclusão de gênero
41visualizações

Com o início do terceiro turno na fábrica de Sorocaba da Toyota, foram criadas vagas para que a planta de Sorocaba funcionasse 24 horas por dia, sendo que 37% destas contratações são mulheres, que farão parte deste momento marcante da companhia. Contratadas para a produção dos modelos Corolla Cross, Yaris (hatch e sedã) e Etios, também nas duas versões, as novas colaboradoras representam um grande avanço em um setor historicamente masculino.

Para que fosse possível promover cada vez mais a equidade de gênero, algumas mudanças já haviam sido implementadas na Toyota, quando essa jornada foi implementada, em 2020. Como a adaptação dos uniformes na operação para mulheres e condições de trabalho que permitam a permanência feminina na empresa, com a possibilidade de extensão da licença-maternidade, atenção no retorno das mães e flexibilidade de horário.

Os resultados foram notados quando foram anunciadas as vagas para a abertura do terceiro turno, em agosto de 2021. De 2 mil candidatos inscritos, 37% eram mulheres, muitas incentivadas por cônjuges, parentes próximos, ou até mesmo indicações de colaboradores internos, que participaram ativamente para o preenchimento das vagas. “O empenho e a dedicação de todos foram tão grandes, que nossas expectativas foram superadas, mostrando que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais a inclusão em nossas plantas”, ressalta Celso Simomura, diretor de Recursos Humanos da Toyota para América Latina e Caribe.

A utilização de uma nova plataforma para a inserção dos dados dos candidatos, as novas ferramentas no processo seletivo e as dinâmicas, distribuídas de forma a garantir os protocolos de segurança por causa da pandemia, auxiliaram a equipe de Recursos Humanos da Toyota a tranquilizar as pessoas que participaram de todas as etapas.

“Tivemos muitos aprendizados em 2018, quando contratamos 120 mulheres e iniciamos a nossa jornada da equidade. Colhemos excelentes resultados dessa iniciativa, na qual todos os envolvidos, independentemente do gênero, contribuíram para a melhoria contínua, aumento da eficiência operacional e maior troca de experiência”, acrescenta Celso.

Com o início do terceiro turno, a Toyota reforça seu compromisso com o objetivo de melhorar a participação feminina na empresa e garantir uma sociedade mais igualitária, direcionando cada vez mais energia e recursos na busca por mais equidade.

Terceiro turno em Sorocaba

Anunciado em setembro de 2021, o terceiro turno na unidade de Sorocaba tem como objetivo aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e Corolla Cross, atendendo à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina, e faz parte da estratégia de crescimento sustentável da Toyota.

Com o terceiro turno, a produção anual de Sorocaba saltará das atuais 122 mil unidades para 158 mil, um incremento de 30% no volume.

Com essa iniciativa, a unidade de Sorocaba se consolidará como a maior produtora de veículos eletrificados da América Latina, em mais um passo da empresa na busca pela massificação de tecnologias mais limpas e consequente avanço no compromisso de neutralidade de carbono na região.

Leave a Response

12 + dezenove =