fbpx
Dicas de Manutenção

Revisão dos filtros antes de viajar garante viagem segura

Fundamental para o bom funcionamento do motor, o filtro do óleo retém resíduos do sistema de lubrificação e proteger o motor
237visualizações

Com o período de férias de final de ano, aumenta o tráfego nas rodovias de todo o País e os motoristas devem ficar atentos aos cuidados com o veículo para garantir uma viagem segura. Entre os itens importantes que devem ser checados na revisão, estão os filtros automotivos. “A manutenção preventiva dos filtros do óleo, do combustível, do ar e do filtro de cabine ou do ar-condicionado pode impedir uma parada inesperada do veículo, consumo inadequado do combustível, desgaste prematuro de peças e até mesmo evitar o desconforto de viajar inalando mau cheiro ou respirando impurezas do ar”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.

Componente fundamental para o bom funcionamento do motor o filtro do óleo, desenvolvido para reter resíduos do sistema de lubrificação e proteger o motor, quando saturado pode desgastar prematuramente as peças internas. Além disso, óleo sujo cria borra no motor, o que pode ocasionar sérios danos à motorização, comprometendo peças como bronzinas do mancal e de bielas, comando de válvulas, virabrequim, tuchos, entre outras.
Moura recomenda seguir o prazo especificado para a substituição de filtros e lubrificante, segundo o fabricante, e realizar o serviço em oficina especializada ou posto de troca de confiança, sempre observando se os filtros são compatíveis ao seu veículo, bem como o óleo é específico para o motor do seu veículo.

Responsável por filtrar impurezas do álcool, da gasolina ou diesel, o filtro do combustível, também deve ser verificado, pois, quando entupido ou sujo, pode comprometer a vida útil da bomba de combustível e o sistema de injeção. Outro filtro bastante importante é o do ar, que assegura que apenas o ar livre de abrasivos alcance a câmara de combustão. “Quando entupido, eleva o consumo de combustível para veículos carburados e perda de potência, para motores com injeção eletrônica, pois possibilita a entrada de resíduos no motor”, comenta.

Para garantir uma viagem confortável, recomenda-se também a checagem do filtro de cabine ou de ar-condicionado, que deve ser trocado anualmente. Desta forma, o motorista evita problemas com o sistema do ar condicionado, como falta de ventilação e comprometimento da temperatura interna do veículo, trazendo e garantindo assim o bem-estar da família.

Você sabia?

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, foi desenvolvido e gerenciado pela Abrafiltros. Criado em julho de 2012 em São Paulo, o programa, que se estendeu ao Paraná em fevereiro de 2013, e Espírito Santo em 2015, já reciclou mais de 15 milhões de filtros em 2019. No programa, o metal é reprocessado em siderúrgicas, o óleo contaminado segue para rerrefino e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética), não havendo destinação de resíduos para aterr os sanitários.

Participam do programa as seguintes empresas associadas: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtr os Fram; Volkswagen do Brasil e Wega Motors Ltda.

Mais informações no site: www.abrafiltros.org.br

Leave a Response

três × cinco =