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Reparação

PIQ: certificação das oficinas garante eficiência na gestão

Inciativa do Sindirepa Nacional e IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, o Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ) deve alcançar 5 mil empresas certificadas em cinco anos.

Entre os diferenciais deste trabalho, Luiz Sérgio Alvarenga, diretor executivo do Sindirepa Nacional, destaca a divulgação das certificações nos âmbitos público e privado – como órgãos governamentais, frotas, entidades de classe, empresas de seguro, montadoras e indústrias de autopeças, entre tantos outros segmentos – com o propósito de alavancar a demanda de serviços para as empresas que possuem a mais alta credencial no País, que é a certificação da qualidade Inmetro. Os editais de concorrência ainda deverão ampliar as exigências em função da evolução tecnológica dos veículos.

Ele conta que, para isso, o IQA ouviu o pleito do Sindirepa Nacional: além de oferecer as ações de certificação, estabelecer forte comunicação em todo o País, com o envio de ofícios a instituições públicas e privadas. Também criou condições de investimentos ainda mais atrativas para grupos de empresas, tirando do isolamento o empresário deste porte.

Na era dos aplicativos e serviços padronizados sem surpresas, as oficinas não podem mais conviver com o mundo analógico e sem credenciais que as elevem a patamares acreditados mundialmente.  A certificação é o caminho a ser percorrido, assim como as concessionárias já adotaram junto às marcas representadas. “Não basta mais o empresário dizer que adota boas práticas. Ele precisa comprová-las por meio de órgão acreditado no País para transmitir a devida tranquilidade ao consumidor”, afirma Alvarenga.

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