fbpx
Acontece

NTN possui programa que incentiva ideias dos colaboradores

Valorização da participação ativa dos profissionais já contribuiu para adoção de 100 iniciativas voltadas a melhorias no ambiente de trabalho

Buscando sempre promover a integração entre as diversas áreas e manter um ambiente / clima organizacional amistoso, baseado em relações de respeito, que a NTN Rolamentos do Brasil, empresa que faz parte do Grupo NTN, com mais de um século de atuação na fabricação de rolamentos, presente há 23 anos no país, com fábrica no Paraná, vem construindo a sua história com colaboradores que estão desde o início e outros que chegaram depois, mas trabalham há 15, 10 anos.

Segundo Sandra Gapski, da área de Recursos Humanos, a empresa promove ações voltadas à capacitação, como treinamento, desenvolvimento, recrutamento interno e celebrações. “Muitos dos gestores foram identificados e desenvolvidos internamente”, comenta.

Uma das iniciativas que valoriza a participação dos colaboradores é o Programa Ideia, o qual tem esse nome justamente porque avalia as ideias apresentadas e as aprovadas por um comitê. A implementação das selecionadas ocorre   preferencialmente pelos próprios grupos que as criaram ou pelo menos fazem o acompanhamento. “Diversos critérios fazem parte da avaliação e todas as ideias implementadas são reconhecidas através de um programa de recompensa, um sistema de pontuação”, explica Sandra. Criado em 2018, o Programa Ideia já permitiu a implementação de aproximadamente 100 sugestões de colaboradores, sendo a maioria relacionada a melhorias específicas no processo de fabricação porque os primeiros anos deste programa ficaram restritos às áreas operacionais.

Entre as ideias implementadas, Sandra comenta algumas que ajudaram a melhorar o processo produtivo, gerar economia, tornar as atividades de trabalho mais seguras, e reduzir o impacto no meio ambiente, como a recuperação do óleo utilizado no processo que é coletado em bandejas localizadas embaixo das máquinas. Com a instalação de um sistema de sucção através de bomba pneumática, o óleo é recuperado e retorna ao processo produtivo.

Outra sugestão implantada foi a alteração de um dos processos fabris no qual as peças passam por um “banho” de óleo. “O novo processo agora é feito utilizando carrinhos que se movimentam em uma estrutura transportadora e as ‘piscinas’ de óleo foram eliminadas. O novo processo é mais seguro, ergonômico, rápido e eficaz, e gera menos impacto no meio ambiente”, revela.

Outra iniciativa se refere ao processo de retirada e tratamento de parte dos resíduos do processo industrial. “Com a ideia implementada, foi feita a instalação de um saco dentro da caçamba deste resíduo e colocada uma talha para içá-lo. Além da recuperação de grande quantidade de resíduo, foi possível evitar riscos ergonômicos, ambientais e de segurança”, conta.

Sandra conta que os colaboradores podem se reunir em pequenos grupos de 2 a 5 pessoas porque a proposta é valorizar a construção coletiva para pensar, sugerir ideias que possam trazer melhorias para os processos de segurança, meio ambiente, qualidade do produto ou do processo e também para melhoria de performance, redução de custo e desperdício.

Registrada em um formulário específico, cada ideia tem um padrinho, que é escolhido pelo próprio grupo e que terá o papel de apoiar os seus parceiros no desenvolvimento e implementação das soluções propostas.

No final de cada ciclo do programa, as ideias implementadas que tiveram maior impacto para a empresa também recebem uma premiação específica.

Leave a Response

11 + 13 =