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Dicas de Manutenção

Nova formulação de lonas de freio AF/730 da Fras-le para carretas oferece mais durabilidade, economia em manutenção e performance de frenagem superior

Durabilidade, menor número de paradas para trocas, redução do custo de operação e mais segurança são alguns dos benefícios apresentados pela nova formulação das lonas Fras-le

Os semieixos, tanto os homocinéticos quanto os rígidos, integrantes do sistema de transmissão, são componentes fundamentais para o bom desempenho dos veículos. Os homocinéticos, usados em vans e veículos leves, e, geralmente, utilizados em carros com tração dianteira, ligam o diferencial às rodas, transmitindo a rotação e o torque oferecido pela transmissão, bem como também permitem o esterçamento, atuando com as juntas homocinéticas. Os semieixos rígidos são usados em picapes, ônibus, caminhões e veículos com tração traseira, e não permitem o esterçamento das rodas. No segmento de pesados e extrapesados, podem ser flutuantes e em caminhonetes, semiflutuantes. “Inspeções periódicas nas coifas e abraçadeiras podem evitar gastos desnecessários, pois, quando comprometidas, acabam danificando as juntas homocinéticas. A manutenção preventiva pode também impedir a quebra ou travamento do semieixo, o que prejudicaria o sistema por completo e uma parada inesperada do veículo”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

“As lonas AF/730 garantem não só ganhos de até 2 meses entre paradas para trocas, mas também prolongam a durabilidade do tambor de freio”, comenta Robson Andriel Lipniarski, consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha comercial.  Com isto, há melhor relação quilômetro/rodado, já que o aumento da vida útil destas lonas pode chegar à até 35%, comparando com outras lonas do portfólio, dependendo das condições de uso.

 

Inovadora, a nova formulação das lonas Fras-le também eleva a durabilidade dos tambores de freio, reduzindo assim o custo de manutenção. “Também contribui para o aumento da vida útil de todo o sistema de freio”, revela Lipniarski.

 

Outra questão fundamental é aumento da segurança no trânsito já que a nova formulação AF/730 possui uma performance superior, reduzindo a distância percorrida pelo veículo desde o acionamento dos freios até a parada total. Segundo o consultor, testes em condições reais comprovaram que, quando em alta temperatura, esta nova lona AF/730, permite a parada em uma distância de apenas 52 metros e à temperatura ambiente essa distância é de 48,3 metros, índices que representam um desempenho 35% e 47% respectivamente, melhores que os limite estipulados pela legislação. Os valores obtidos se referem à teste em semirreboque com 3 eixos (25,7 ton) acoplado em um cavalo mecânico 6×2 (22,9 ton) à uma velocidade inicial de 60 km/h, reduzindo através da frenagem até a parada total do veículo.

 

A Fras-le inova constantemente em seus produtos, bem como nas matérias-prima, pois conta com avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que reúne laboratórios químico, físico e piloto, responsável por buscar novas soluções em freios. Possui também variadas opções de pistas para testes no CTR – Centro Tecnológico Randon, onde os produtos são avaliados e homologados antes de ser disponibilizados ao mercado.

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