fbpx
Dicas de Manutenção

Motul lista 5 cuidados para fazer uma trilha de moto off-road

mpresa destaca pontos de atenção fundamentais para serem revisados antes da aventura, como óleo de motor, suspensão e fluido de freio, além de pneus e equipamentos de segurança, que atendam o uso severo durante o percurso

Para os entusiastas da adrenalina, uma trilha de moto é uma experiência emocionante, mas que exige atenção especial à segurança e preparação. Pensando nos melhores resultados, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, lista cinco orientações para garantir que cada trilha seja uma jornada segura e emocionante:

  1. Selecione os pneus adequados: antes de se aventurar, considere o terreno que enfrentará. Pneus on-road, mistos e off-road são projetados para diferentes ocasiões. Certifique-se, portanto, de selecionar o pneu apropriado para garantir uma pilotagem segura.
  2. Escolha a moto com sabedoria: se você é iniciante, deve escolher a motocicleta com cuidado para evitar riscos. Então, opte por uma de menor potência, como as de 250 cilindradas e motor 4 tempos. Já pilotos experientes podem migrar para modelos mais potentes, seja de 300 cilindradas 2 tempos ou 450cc 4 tempos.
  3. Fique atento aos equipamentos de segurança: itens como botas, luvas, capacete, óculos, joelheiras, cotoveleiras, colete e colar cervical são fundamentais.
  4. Adapte sua moto: ajuste sua motocicleta para trilhas substituindo pedaleiras de borracha por metálicas com cravos, instale protetores de mão para evitar impactos com galhos e plantas, e ajuste o banco e o guidão para uma pilotagem em pé.
  5. Faça uma revisão completa: antes de iniciar sua trilha, verifique o estado dos pneus e os calibre adequadamente. Certifique-se de que os freios e a suspensão estejam em boas condições. Terrenos off-road desgastam mais os componentes da moto, por isso eles precisam estar em perfeitas condições.

Lubrificação adequada para execução de trilhas

Quando se trata de lubrificação, é preciso abordar de maneira mais específica o processo de revisão. A Motul tem diversos produtos para cada tipo de moto que podem ajudar o motociclista durante a execução de suas trilhas. A companhia conta com duas linhas de fluidos especialmente desenvolvidas para suspensão: FORK OIL FACTORY LINE e FORK OIL EXPERT. Ambas apresentam ampla gama de viscosidades para atender motos off-road importadas e nacionais, sejam equipadas com bengalas invertidas ou convencionais.

Já para lubrificação do motor a empresa indica produtos de alto desempenho devido ao uso severo e à necessidade de alta performance alinhada à proteção. Produtos como 300V, NGEN 7, 7100, NGEN 5 e 5100 atendem a diferentes tipos de motos. No caso de motores 2 tempos, as linhas 800, 710 e 510 são indicadas e projetadas para o alto desempenho em diferentes aplicações. A linha Transoil Expert 10W-40, desenvolvida especialmente para proteção da caixa de marchas, por sua vez, é apropriada para motos com sistemas de lubrificação separados entre o motor e a caixa de câmbio.

“Como autoridade em lubrificação, a Motul oferece uma ampla gama de produtos de alta qualidade para manter as motos em perfeitas condições para realização de trilhas off-road”, afirma Rafael Recio, gerente de Produto e Suporte Técnico da Motul Brasil. “Os consumidores podem tirar suas dúvidas sobre quais produtos utilizar na sua motocicleta ao consultar nosso Guia de Aplicação no site da marca.”

Leave a Response

3 × um =