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Vendas

Mercado de veículos usados sofre queda de 19% no acumulado de janeiro a outubro de 2020

No acumulado do ano, entre janeiro e outubro de 2020 (9.758.149 unidades), o mercado de veículos usados apresentou retração de 19,04%, na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram comercializadas 12.052.769 unidades
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De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as vendas de veículos usados, considerando todos os segmentos automotivos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), apresentaram crescimento de 5,04%, em outubro, na comparação com o mês anterior.

No total, foram transacionadas 1.461.894 unidades, contra 1.391.730, em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram negociadas 1.344.962 unidades, a alta foi de 8,69%.

Já no acumulado do ano, entre janeiro e outubro de 2020 (9.758.149 unidades), o mercado de veículos usados apresentou retração de 19,04%, na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram comercializadas 12.052.769 unidades.

Automóveis e comerciais leves

Se considerado apenas o segmento de automóveis e comerciais leves usados, o crescimento na transação de usados foi de 6,35% (1.083.467 unidades) sobre setembro (1.018.758 unidades). No comparativo com outubro de 2019 (1.015.763 automóveis e comerciais leves vendidos), houve alta de 6,67%.

Contudo, no acumulado do ano (janeiro a outubro de 2020), quando foram transacionadas 7.200.443 unidades, o segmento apresentou retração de 20,64%, contra o mesmo período de 2019 (9.073.553 unidades).

Do total de automóveis e comerciais leves transacionados, os usados com 1 a 3 anos de fabricação representaram 14,33% do total negociado, no mês de outubro, e 13,04% no acumulado de 2020.

“O mercado de usados vem demonstrando ótima evolução nos últimos meses. A manutenção da taxa básica de juros, em um nível baixo, e o comportamento positivo com relação à inadimplência resultaram em uma melhor oferta de crédito, estimulando os consumidores, tanto para a compra de veículos novos como para usados” , comenta Alarico Assumpção Júnior, Presidente da FENABRAVE.

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