fbpx
Diversos

IQA apresenta novo manual de Integridade do Produtos para segurança

Novo manual: VDA – Integridade do Produto: Ações Recomendadas para Organizações em Relação à Segurança e à Conformidade do Produto
261visualizações

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) anuncia novo manual: VDA – Integridade do Produto: Ações Recomendadas para Organizações em Relação à Segurança e à Conformidade do Produto. A publicação visa ampliar a compreensão sobre o tema para prevenir ou reduzir sistematicamente os riscos desde o desenvolvimento até o uso pretendido.

Com informações detalhadas e exemplos práticos, o manual mostra como as organizações podem desenvolver medidas preventivas em relação a processos, métodos e ferramentas internas para garantir a integridade do produto, “que não pode comprometer a segurança ou a saúde do usuário”, ressalta Cláudio Moysés, diretor-executivo do IQA.

Treinamento – O IQA ainda oferece formação para a aplicação do manual. Trata-se do treinamento Gestor de Segurança e Conformidade do Produto (PSCR), que substitui o Gestor de Segurança do Produto (PSB). O foco do novo curso é orientar profissionais que atuam na cadeia de fornecimento para múltiplas tarefas que permitem garantir a segurança e a conformidade dos produtos.

Além de oferecer o treinamento completo, que tem duração de 16 horas, o Instituto disponibiliza uma atualização, com metade da carga horária, para profissionais que fizeram a capacitação Gestor de Segurança do Produto (PSB), desenvolvida pela VDA-QMC (sigla em alemão para Associação da Indústria Automotiva – Centro de Gestão da Qualidade).

Requisito da Volkswagen para os fornecedores, o curso fornece conhecimento especializado sobre as responsabilidades de gestores da área. “Os profissionais são orientados a observar os requisitos legais de integridade do produto conforme a região, além de cumprir as expectativas de segurança do público em geral”, explica Moysés.

Direcionado a executivos e representantes da área, o treinamento completo possui cinco módulos: (1) Introdução – Recuperação da Situação na Indústria Automotiva; (2) Organização da Integridade do Produto; (3) Integridade do Produto durante o Ciclo de Vida; (4) Ações Recomendadas para Não Conformidades de Produto; (5) Exemplos de Ferramentas e Métodos.

Mais informações sobre o manual e o treinamento podem ser obtidas por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail (treinamentos@iqa.org.br).

Leave a Response

oito − 1 =