fbpx
Frota Circulante

Frota de veículos nacional tem idade média de 9 anos e 7 meses

A frota de veículos no Brasil (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) é 43, 3 milhões de unidades e motocicletas 13,1 milhões, segundo dados do estudo anual do Sindipeças. O estudo também aponta o envelhecimento da frota, sendo que a idade média dos veículos é de 9 anos e 7 meses, a mais alta desde 2006 e motocicletas 7 anos e meses.  Isso acontece porque houve queda nas vendas de veículos novos entre 2014 e 2017 e o consumidor começou a postergar a troca e tem ficado mais tempo com o carro usado.

Do total de veículos que circulam pelo país, 30%  têm até cinco anos, enquanto entre  seis e 15 anos somam 52% e acima de 20 anos 6%. “Como o motorista está adiando a troca do usado pelo novo, a tendência é que haja mais necessidade de fazer manutenção. O ideal, para garantir segurança no trânsito e economia, é cuidar do carro de forma preventiva e não esperar o problema aparecer”, revela Elias Mufarej, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva – e conselheiro do Sindipeças.

A escolha da oficina de confiança é importante para que o serviço seja executado com eficiência. “É importante pedir o orçamento por escrito e esclarecer todas as dúvidas com o mecânico”, revela Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP. A entidade possui uma lista de oficinas associadas no portal: www.portaldareparacao.com.br.

Na hora da manutenção, além da preocupação com a aplicação da peça, também é preciso escolher o componente que será substituído. “A qualidade e procedência do produto fazem toda a diferença para que o veículo permaneça com bom desempenho e funcionamento. “O consumidor deve exigir a nota fiscal da peça e optar por marcas reconhecidas no mercado”, destaca Francisco De La Tôrre, presidente do Sincopeças-SP.

Enquanto não existe um programa de fiscalização da frota circulante para verificar as condições dos veículos, a manutenção depende da iniciativa do motorista. Ao adiar a manutenção aumenta o risco de o veículo parar de funcionar subitamente e o que é mais grave perder eficiência de alguns itens essenciais para garantir a segurança. “A implantação da inspeção veicular pode contribuir para que a frota, mesmo com mais idade, permaneça em boas condições, trazendo benefícios diretos não só em relação à redução de acidentes no trânsito, uma vez que defeito mecânico é uma das causas, mas também melhoria da qualidade do ar em grandes cidades”, comenta Rodrigo Carneiro, presidente interino da Andap.

O Programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, criado pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva –  estimula a conscientização do motorista pela importância da manutenção preventiva. O portal www.carro100.com,.br possui várias dicas de manutenção e o aplicativo Carro 100% permite fazer check-up virtual para verificar as condições de vários itens do veículo, ajudando a orientar e avisar a hora de fazer revisão. Com mais 14 mil usuários, o aplicativo está disponível gratuitamente para smartphones.

O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva reúne as entidades que representam o setor de reposição: Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo), Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios).

Leave a Response

dez + nove =