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Dicas de Manutenção

Como detectar o desgaste dos amortecedores

Mudanças no comportamento do veículo, vazamento de óleo e desgaste escamado dos pneus são alguns dos indícios que os amortecedores estão danificados
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O sistema de suspensão, responsável por absorver as irregularidades do solo e pela estabilidade do veículo, merece atenção dos motoristas na hora da manutenção. Ao trafegarem com o automóvel, é importante observar alguns sinais que podem indicar que amortecedores podem estar comprometidos. Amortecedores, muitas vezes, não emitem sons quando estão danificados.

“Para identificar se os amortecedores apresentam algum tipo de desgaste, é importante que o próprio dono do carro observe o comportamento”, comenta Jeferson Credidio, gerente de engenharia, serviços e qualidade da Nakata. Fora da fábrica não existe um procedimento capaz de identificar com 100% de precisão a condição dos amortecedores, o mais adequado é verificar o balanço da carroceria com o carro em movimento. “Afinal de contas, a principal função do amortecedor é neutralizar os movimentos indesejados da carroceria, tanto em curvas quanto em frenagens, arrancadas e passagem por pisos irregulares”.

Observar o desgaste dos pneus também pode ser uma forma de identificar se os amortecedores estão danificados. “Se algum estiver ruim, ao passar com o carro em ruas esburacadas, as rodas literalmente quicam no chão. Isso danifica os pneus, que passam a apresentar escamas”, comenta. Outro fator que gera a escamação do pneu é a falta de rodízio e de balanceamento das rodas.

Fazer uma inspeção visual periódica também ajuda a identificar problemas com vazamento de óleo, quebra de fixadores e danos à coifa, batente e coxim.

Para aqueles motoristas que prestam muita atenção ao comportamento do veículo existe outra maneira de saber se o amortecedor está comprometido, pois ocorre uma perda de estabilidade em curvas. Segundo Credido, a mesma curva que era feita acima de 80 km/h, com os amortecedores danificados não será mais possível devido à perda de precisão na direção sendo preciso corrigir a rota sistematicamente.

Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/9-sinais-de-problemas-na-suspensao/).

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