fbpx
Diversos

Como avaliar as condições do terminal de direção do veículo

Volante trepidando, folga ou ruido podem ser indícios que o terminal de direção está comprometido.

Responsável por ligar a roda à articulação axial, ou seja, transmitir o movimento que o motorista faz para o volante, o terminal de direção interfere diretamente na dirigibilidade e, portanto, a segurança do veículo. Por isso, é fundamental estar em boas condições para, assim, evitar risco de acidentes.  A Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes de suspensão para o mercado de reposição, alerta para alguns sinais que podem indicar desgaste do terminal de direção, como pneus desgastados, volante vibrando, folga e ruídos na direção.

Contudo, é importante fazer uma inspeção completa no sistema de direção e suspensão avaliando todos os componentes em uma oficina especializada, pois trepidação pode indicar também outros problemas, como falta de balanceamento de rodas, entre outros.

 

Caso haja a necessidade da substituição do terminal de direção, a Nakata adverte que o torque incorreto dos terminais de direção pode ocasionar problemas. O excesso de torque na porca de fixação à manga de eixo pode levar a quebra do pino esférico. O torque deve ser aplicado com auxílio do torquímetro, acompanhando os valores de torque de acordo com o fabricante do veículo. Além disso, sempre que houver a troca do terminal de direção é preciso realizar o alinhamento da direção do veículo.

 

 

Sobre a Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de suspensão, direção e transmissão.

Leave a Response

cinco × 3 =