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Dicas de Manutenção

Características e funcionamento das pastilhas EHnergy para veículos eletrificados da Fras-le

Material de atrito com formulação específica para atuar nas condições de frenagem exigidas pelos veículos híbridos e elétricos

Pioneira, a Fras-le, líder mundial em fabricação de materiais de fricção, atuando nos mercados nacional e internacional com presença em mais de 120 países, oferece pastilha de freio EHnergy, que possui tecnologia exclusiva Electric+, com elevada potência de frenagem para veículos elétricos e híbridos. “Nos carros eletrificados, o sistema de freio convencional trabalha menos porque o motor elétrico participa de boa parte da frenagem. Diferentemente, dos veículos a combustão, que, ao frear, atuam em temperaturas, entre 100º e 250º, nos elétricos e híbridos, o sistema de freio trabalha mais a frio, em temperatura ambiente até em torno de 70º. É por isso, que, na pastilha dos eletrificados, o ideal é ter um material de atrito com formulação específica para atuar nesta nova condição de temperatura, a frio, especialmente, na frenagem abrupta ou de emergência”, afirma André Brezolin, engenheiro de projetos da Fras-le.

Para explicar um pouco mais sobre as novas condições de trabalho das pastilhas dos eletrificados, Guilherme Bonatto, consultor de marketing de produtos da Fras-le complementa: “O sistema de freio dos veículos elétricos e híbridos é regenerativo. O motor participa da frenagem e reverte a energia cinética para elétrica e vai carregando a bateria”.

Segundo Brezolin, o freio regenerativo, efeito do motor elétrico, é presente em frenagens normais, em casos de frenagens inesperadas, a participação do motor elétrico é zero. Há uma grande sobrecarga no sistema de freio convencional e, para isto, o material de atrito deve ter performance muito boa em condições de temperaturas menores.

Além destas características exclusivas, a EHnergy também conta com outras tecnologias, presentes em outras linhas de pastilhas da Fras-le, como Comfort+, máximo controle de ruído e vibração para maior conforto. “Os elétricos e híbridos são mais silenciosos do que os carros a combustão, por isso, o ruído de freio é uma preocupação importante. O freio deve ser mais silencioso, pois se tem mais percepção do barulho. Assim, o material é menos propenso a gerar ruídos e a placa antirruído tem camada extra emborrachada e chanfro”, comenta. Já a tecnologia Control+ leva maior performance de frenagem com máxima estabilidade de atrito a quente e a frio, enquanto a Eco+ que permite pastilhas livres de metais pesados, sem uso de substâncias tóxicas em sua composição.

As pastilhas de freio Fras-le também contam com tecnologia anticorrosiva com pintura nanopaint, com nanopartículas à base de nióbio, que aumenta a resistência à corrosão e está alinhada com a maior vida útil das pastilhas nestes veículos.

 

Fras-le EHnergy apresenta portfólio para atender quase 90% dos modelos de veículos da categoria, entre eles, Volvo XC40 Recharge, 500E, Mini Cooper S E, Bolt, Tesla Model 3, Zoe, Fusion Hybrid, RAV4 Hybrid.

 

Sobre a Fras-le – A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

 

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck.

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