fbpx
Dicas de Manutenção

Bieleta, item da suspensão, em conjunto com a barra estabilizadora, garante estabilidade em curvas

Importante ao realizar as curvas e para a estabilidade do veículo, peça deve ser revisada periodicamente na hora da manutenção da suspensão ou ao observar indícios de irregularidades
64visualizações

Haste que liga a barra estabilizadora e a suspensão, a bieleta, fixada por pinos esféricos ou por meio de buchas, é fundamental para transferir a força dinâmica nas curvas ou inclinações, ou seja, item importante para auxiliar na estabilidade do veículo. Em conjunto com a barra estabilizadora, controla a inclinação da carroceria em curvas e irregularidades do solo, e assim, interfere também no conforto dos ocupantes do automóvel. “É preciso ficar atento aos sinais que indicam comprometimento da bieleta, quando danificada ou com folga, pode apresentar ruídos ao trafegar em vias irregulares ou esburacadas”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Silva adverte para outra questão, bem mais relevante que o barulho. “Folga excessiva  podem causar o sacamento do pino e  provocar o escape da haste, o que poderia ocasionar perfuração dos pneus e resultar em problemas”, alerta.

 

A recomendação, na hora da manutenção, é inspecionar as condições da bieleta, da coifa e se há folga. “Uma coifa deteriorada pode acelerar o desgaste da bieleta devido à entrada de abrasivos”, afirma o gerente. Neste caso, será necessário substituir a peça.

Leave a Response

sete + cinco =