fbpx
Negócios

Ainda dá tempo de fazer planejamento financeiro 2024 para sua oficina? Especialista dá dicas de organização.

No começo do ano, é muito comum as empresas avaliarem o cenário atual e fazerem o planejamento financeiro para o próximo

No começo do ano, é muito comum as empresas avaliarem o cenário atual e fazerem o planejamento financeiro para o próximo, afinal, essa é a melhor forma para expandir os negócios e garantir uma empresa rentável.

Mesmo quem ainda não fez o planejamento para este ano, a especialista em gestão de oficinas Amanda Medeiros, garante que dá tempo: “O ideal é fazer um planejamento antes de começar o ano, mas mesmo que já estamos em fevereiro, é muito importante pensar nos próximos meses da sua oficina”.

A especialista destaca algumas dicas estratégicas para o planejamento da sua oficina mecânica em 2024:

Análise da situação.

O primeiro passo, segundo Amanda, é fazer uma análise interna: avaliar satisfação dos clientes, observar a concorrência, organizar o estoque, ficar atento às tendências dentro do mercado. “Com essas informações em mãos, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas. Aproveitando as oportunidades de mercado e valorizando os pontos fortes da empresa”.

 Metas e objetivos.

Depois de realizada as análise situacional, é possível definir metas, e o mais importante é que estas sejam claras, realistas e alcançáveis: “Para as metas serem atingidas, toda a equipe precisa estar ciente e motivada. Estabelecer metas fora do alcance, pode frustrar todo o time. Um exemplo de meta clara é: aumentar a satisfação do cliente em 20% até o final do ano, implementando feedbacks regulares e melhorando a comunicação.”

Precificação estratégica.

Elaborar um orçamento realista é crucial para o planejamento financeiro, por isso, é muito importante levantar os custos fixos, variáveis e prever assim possíveis imprevistos durante o ano. “A precificação correta dos serviços, permite um orçamento sólido e evita surpresas ao longo do ano”, afirma Amanda.

Investimento em tecnologia.

Amanda ressalta que investir em tecnologia vai garantir eficiência operacional e melhoria dos serviços: “a tecnologia precisa ser uma aliada do empreendedor. Existem sistemas no mercado que tem gestão integrada fazendo a otimização de muitos processos manuais, acompanhando todas as etapas, desde o agendamento, até a entrega do veículo para o cliente.”

Leave a Response

1 × 2 =