A Frasle Mobility celebra o Círculo de Controle da Qualidade (CCQ), que chega aos 35 anos de existência com projetos desenvolvidos por seus colaboradores em temas fundamentais como segurança, qualidade e produtividade no trabalho. Realizada nesta quarta-feira (9), a 32ª Mostra Interna de trabalhos de CCQ levou ao palco do UCS Teatro seis grupos de colaboradores da Fras-le, sediada em Caxias do Sul (RS), que integram o CCQ, para apresentar projetos organizados em forma de esquetes teatrais.
Inspirados em produções de cinema, os colaboradores apresentaram, com arte, as soluções técnicas desenvolvidas no ambiente industrial em que atuam. A avaliação desses projetos foi conduzida por jurados técnicos e artísticos. O vencedor desta edição, foi o grupo Misturando Qualidade do SILON (sigla em referência aos setores onde atuam os colaboradores), que implementou solução relacionada à padronização de eixo fixo em maquinário, otimizando tempo de produção e eliminando risco de acidentes. Os grupos participantes da Mostra são agraciados com premiações de viagens, que se estendem aos familiares.
Os projetos do CCQ têm o objetivo de envolver os colaboradores no desenvolvimento de melhorias para o ambiente de trabalho. Durante todo o ano, semanalmente, os participantes voluntários debatem soluções para problemas identificados por eles ou levantados por colegas. A ideia é apresentar ideias para evitar acidentes, melhorar a qualidade dos produtos e ampliar a produtividade. Além de marcar os 35 anos de existência da iniciativa, a edição deste ano também integra a programação dos 70 anos da Fras-le, marca pioneira da Frasle Mobility, e reforça a trajetória da empresa em busca da excelência em seus processos e soluções.
No decorrer de 2024, as atividades mobilizaram 72 pessoas, divididas em 12 grupos – cada um deles responsável por desenvolver um projeto inovador. As ideias foram avaliadas em duas etapas distintas. Nas fases de desenvolvimento, houve a análise técnica e validação por equipe de especialistas no negócio. Em seguida, a apresentação dos projetos também foi avaliada pela alta gestão da Frasle Mobility.
São essas análises que indicaram os seis grupos finalistas da Mostra. Os selecionados passam por uma etapa de formação teatral, para desenvolver habilidades como dicção, oratória e desinibição. “A Mostra CCQ é um projeto consolidado na Frasle Mobility, por meio da Fras-le, e marcada pela grande aceitação das equipes e pela criatividade, onde unimos a arte teatral com a busca de soluções para problemas que fazem parte do cotidiano de nossas equipes. O CCQ é parte da nossa cultura e estimula um ambiente de trabalho humano, leve e alegre“, destaca o diretor de Frenagem, Guilherme Adami.