fbpx
Acontece

ZF marca presença na Fórmula E com Lucas di Grassi na equipe ABT Cupra

VALENCIA CIRCUIT RICARDO TORMO, SPAIN - OCTOBER 25: Lucas di Grassi, ABT CUPRA Formula E Team, with his car in the pitlane during the Valencia Pre-Season Testing at Valencia Circuit Ricardo Tormo on Wednesday October 25, 2023 in Valencia, Spain. (Photo by Simon Galloway / LAT Images)

A ZF é parceira oficial de powertrain da equipe ABT Cupra na Fórmula E, que tem o piloto Lucas Di Grassi integrando a equipe na temporada 2024.  O piloto da ABT é considerado o de maior sucesso da competição, desde o início em 2014. Além de ser o piloto a vencer a primeira corrida da história da Fórmula E, Di Grassi soma um título, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares, além de ser o recordista de pódios (40). Ele também conquistou mais pontos do que qualquer outro piloto da categoria, totalizando 1.041.

O retorno de Di Grassi à ABT, (sua primeira equipe na categoria) marcou o momento em que a equipe completou 100 corridas na Fórmula E, durante a primeira etapa de 2024, no México. O objetivo na temporada é de elevar ao máximo o nível competitivo do time e acelerar o desenvolvimento do carro da equipe.  O carro de Lucas di Grassi possui um conjunto propulsor elétrico composto por um motor, um inversor e uma transmissão da ZF.

Refinamento técnico constante

A ZF e a ABT Cupra compartilham o objetivo de demonstrar que eletrificação e desempenho são a combinação perfeita. Competindo em circuitos de rua em alguns dos destinos mais emblemáticos do mundo, a Fórmula E impulsiona a sustentabilidade para carros de corrida que representam as mais recentes tecnologias em desempenho e eficiência.

As áreas de aplicações de automobilismo, aplicações de produção de pequenos volumes, engenharia, consultoria e testes da ZF são coordenadas pela ZF Race Engineering. As competições de alta performance como a ABB FIA Formula E World Championship trazem à ZF a oportunidade de testar a tecnologia de produção futura, sob as condições extremas das pistas de corrida.

Misturando alta velocidade com mínimos ruídos e zero emissões, a presença da ZF na Fórmula E vem trazendo refinamentos técnicos ano a ano, especialmente em termos de peso e eficiência.

Potência e sustentabilidade

O carro de corrida elétrico Gen3 pode atingir 0-60 mph (100 km/h) em menos de três segundos, velocidade máxima de 200 mph (320 km/h) graças ao seu motor elétrico que fornece cerca de 350 kw (470 bhp) com o dobro da eficiência de um motor de combustão interna equivalente.

O veículo é mais leve e mais eficiente que sua geração anterior, com um peso máximo de 840 kg e uma recuperação máxima de 600 kW. Isso trouxe um impacto direto no trem de força.  A equipe de desenvolvimento implementou um processador que oferece maior potencial de otimização de desempenho, principalmente na área de controle de software.

Outros objetivos de desenvolvimento incluíram a redução de peso e um novo revestimento para a transmissão da ZF, que já é considerada uma das mais eficientes da área. O motor elétrico também contribui para melhorar o sistema geral com uma velocidade máxima mais elevada e uma vantagem simultânea de peso.

O calendário terá um total de 16 provas em 10 locais.

Confira:

Etapa Local Data(s)
1 Cidade do México, México** 13 de janeiro
2 e 3 Diriyah, Arábia Saudita** 26-27 de janeiro
4 São Paulo, Brasil 16 de março
5 Tóquio, Japão 30 de março
6 e 7 Misano, Itália 13-14 de abril
8 Mônaco 27 de abril
09 e 10 Berlim, Alemanha 11-12 de maio
11 e 12 Xangai, China 25-26 de maio
13 e 14 Portland, Estados Unidos 29-30 de junho
15 e 16 Londres, Reino Unido 20-21 de julho

** já realizada

Leave a Response

três × 3 =