A partir de 1º de julho, Karl Deppen assume oficialmente o cargo de presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, passando a comandar a maior fabricante de caminhões e ônibus da América do Sul. Ele substitui Philipp Schiemer, que, após sete anos à frente da Empresa no País, será o novo CEO da Mercedes-AMG na Alemanha.
Karl Deppen chegou ao Grupo Daimler em 1990 e ocupou vários cargos de liderança nas áreas de Compras, Logística, Operações e Controlling até 2007, em geral com foco em veículos comerciais. Atuou por muitos anos nos Estados Unidos, Turquia e Japão. Em 2007, assumiu a gestão estratégica de projeto para os caminhões Atego e Atego BlueTec Hybrid. De 2011 a 2014, Karl Deppen foi responsável pela capacitação de talentos de lideranças em todo o mundo na Daimler, antes de assumir o cargo de CFO do Grupo Daimler na China. Em seguida, assumiu sua posição atual, respondendo, desde 2017, como vice-presidente de controle de custos na Mercedes-Benz AG.
“Karl Deppen é um líder com um posicionamento muito amplo e uma vasta experiência no segmento de veículos comerciais, incluindo internacionalmente. Com o Deppen no comando, sabemos que nossa divisão brasileira está nas melhores mãos”, disse Stefan Buchner, que está no conselho de administração da Daimler Truck AG e atualmente é responsável pela marca Mercedes-Benz e pela divisão brasileira.
“O processo de preenchimento desses cargos mostrou que a Daimler Trucks & Buses tem uma equipe executiva posicionada de maneira ampla e flexível”, diz Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG, unidade à qual estão conectadas as atividades de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A primeira Indústria 4.0 do setor de veículos comerciais
Ao chegar à Mercedes-Benz do Brasil, Karl Deppen assume uma Empresa 100% focada nas operações de caminhões e ônibus, que emprega mais de 10 mil funcionários e que contempla as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e o Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, além da planta de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Nos últimos anos, a Mercedes-Benz do Brasil tem se destacado por fortes investimentos no País. São R$ 2,4 bilhões no período 2018-2022 para suas linhas de produção, novos produtos – como o Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do mercado – e novas tecnologias. Além disso, investiu R$ 90 milhões no Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis. Com investimento e apoio da Daimler, a Empresa é pioneira na implantação da Indústria 4.0 no Brasil, o que já ocorre com as linhas de montagem de caminhões e de cabinas na fábrica de São Bernardo do Campo.
Esses investimentos tornam a Mercedes-Benz do Brasil uma empresa cada vez mais moderna, competitiva e preparada para os novos tempos, como também antenada com os desafios da mobilidade e da sustentabilidade. Assim, assume um papel preponderante no ecossistema do transporte responsável, estabelecendo compromisso com os clientes e parceiros e com a sociedade como um todo.
Philipp Schiemer chefiará a Mercedes-AMG a partir de agosto
Conforme informado no final de maio, a partir de 1º de agosto deste ano, Philipp Schiemer assumirá o cargo de CEO da Mercedes-AMG, subsidiária de alto desempenho do Grupo Daimler.
Philipp Schiemer atua na Daimler desde 1987, tendo passado por vários cargos de gerência na Alemanha e no Brasil, incluindo os de chefe de gerenciamento de produtos para a Classe A e chefe de marketing da Mercedes Benz Cars. Desde 2013, atuava como presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.