fbpx
Mobilidade

Kia Motors cria startup para acelerar serviços de mobilidade elétrica

Nova startup amplia a presença da Kia no crescente setor de Transporte como Serviço (em inglês, TaaS)

A Kia Motors anunciou ontem a fundação da “Purple M”, uma nova startup criada para oferecer serviços de mobilidade personalizados com veículos elétricos.

A Purple M é uma nova joint-venture criada em parceria entre a Kia Motors e a CODE42.ai, uma empresa coreana de tecnologia pioneira na transição para o TaaS (em inglês, Transporte como Serviço) autônomo. Por meio dessa nova startup, a Kia e a CODE42.ai planejam criar novos conceitos para serviços de mobilidade e alcançar, juntas, a liderança da inovação no futuro da mobilidade.

Espera-se que a combinação da experiência global em mobilidade da Kia com a incomparável tecnologia de T.I. da CODE42.ai crie uma série de sinergias para o desenvolvimento de novos serviços TaaS para os clientes. A Purple M usará o Sistema Operacional de Mobilidade Urbana (em inglês, UMOS), de propriedade da CODE42.ai, uma abrangente plataforma de mobilidade que integra serviços autônomos de veículos e transporte aéreo, incluindo e-hailing, gerenciamento de frota, ônibus de atendimento à demanda e logística inteligente.

“Com a recém-criada Purple M, a Kia renascerá como líder da Era da Mobilidade Eletrônica”, disse Ho Sung Song, CEO e Presidente da Kia. “A CODE42.ai é uma empresa coreana líder no campo de futuras tecnologias de inovação e é a melhor parceira para promover com sucesso um negócio diferenciado de serviços de mobilidade eletrônica “.

Um pioneiro em e-mobilidade – Apesar do aumento do interesse do consumidor pelos veículos elétricos (EV), os serviços de mobilidade ainda são conduzidos principalmente por carros com motores à combustão interna, criando oportunidades para o pioneirismo em mobilidade elétrica. A Purple M tem como objetivo estabelecer uma plataforma completa e flexível de serviços de e-mobilidade e liderar o desenvolvimento de um ecossistema sustentável de carros elétricos.

A nova startup estabelecerá parcerias de colaboração com fornecedores especializados para desenvolver uma infraestrutura flexível de e-mobilidade e oferecer uma ampla gama de serviços a uma ampla base de clientes. Em particular, a Purple M visa contribuir para a revitalização do setor de mobilidade doméstica da Coreia, cooperando com vários participantes desse mercado, apresentando novos padrões para os modelos de negócios na era pós-coronavírus.

Por meio do investimento na Purple M, a Kia e a CODE42.ai fortalecerão sua parceria contínua, com ambas as partes nomeando diretores para o conselho. Chang Song, fundador e CEO da CODE42.ai, atuará como presidente. A vasta experiência de Song com empresas globais de T.I. e as percepções de setores futuros ajudarão a liderar a inovação. Seo Young-wu, ex-CEO da Poolus, uma startup de serviços de carona, é nomeado CEO da Purple M. Seo é considerado a pessoa certa para liderar com sucesso a empresa com base em sua experiência inestimável na operação de negócios de serviços de mobilidade.

“Nosso objetivo é acelerar a era dos veículos elétricos através da Purple M”, disse Chang Song, do CODE42.ai. “A plataforma integrada de logística e mobilidade SOMU será o centro para a construção de um ecossistema de e-mobilidade, abrangendo tudo, desde infraestrutura a serviços”.

O ‘M’ em ‘Mobilidade’ – O “M” em “Purple M” significa “mobilidade”; o “roxo” (Purple) no nome simboliza seu desejo de desafiar as convenções e reimaginar o transporte para o futuro. Para responder com flexibilidade à indústria de serviços de mobilidade em rápida reorganização, a Purple M se beneficiará de uma verdadeira cultura de startup. A empresa coloca a tomada de decisão rápida, a cultura de comunicação horizontal e o desafiar do status quo entre seus principais valores operacionais.

Espera-se que a nova startup forneça um modelo de colaboração entre empresas maiores e bem estabelecidas e empresas menores e mais jovens na Coreia, já que o país procura estabelecer um novo ecossistema de startups para incentivar a inovação tecnológica.

No início deste ano, a Kia anunciou o ‘Plano S’, sua estratégia de médio a longo prazo que visa estabelecer progressivamente uma posição de liderança no futuro do setor automotivo, abrangendo serviços de mobilidade e eletrificação, conectividade e autonomia de veículos.

O Plano S descreve a “mudança” preventiva e empreendedora da Kia de um sistema comercial focado em motores de combustão interna para um centrado em veículos elétricos e soluções de mobilidade personalizadas. Sob o Plano S, a Kia inovará sua marca e aumentará a lucratividade.

Leave a Response

16 + 8 =