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Dicas de Manutenção

Saiba detectar a causa do barulho na suspensão do Honda Civic

É importante prestar atenção no estado geral das peças, pois, muitas vezes, o defeito não é visível

Instabilidade na direção, pneus desgastados de forma irregular, molas danificadas e falta de estabilidade e ruídos são alguns dos sinais que os componentes do sistema de suspensão podem estar comprometidos. Mas é preciso observar todas as peças do conjunto para identificar de onde vem o problema. Alex Julio Girardi, do Centro de Reparação Automotiva Girardi e Gastaldo, de Guaporé/RS, dá uma dica de como resolveu o problema de um cliente que chegou com o veículo Honda Civic Sedã LXS 1.8, automático, com barulho na suspensão dianteira. “O cliente já havia reparado a caixa de direção em outro estabelecimento então analisei os componentes da suspensão e todos apresentavam bom estado. Considerando minha dificuldade de testar os amortecedores, substitui por novos, mas também não obtive êxito”, explicou.

Girardi até conseguiu um carro do mesmo modelo para testar e comparar alguns componentes. “Substitui buchas da barra estabilizadora, bieletas, coxins dos amortecedores e coxim do lado direito do motor, porém nenhum desses itens sanou o barulho”, ressaltou. Partiu para a substituição das bandejas da suspensão dianteira e o ruído foi solucionado.

Após análise, Gerardi observou que as buchas da bandeja da parte dianteira apresentavam uma rigidez maior, embora não houvesse nenhum defeito aparente, como rasgos ou outro dano. “É importante prestar atenção no estado geral da peça, pois, muitas vezes, o defeito não é visível, como neste caso. Há diversos aspectos que interferem no seu funcionamento, sendo a rigidez da borracha um deles”, ressaltou Girardi, lembrando que a média da bucha do modelo até 2011 é aproximadamente 2 mm menor que a dos anos posteriores, porém com o mesmo formato, o que pode confundir na hora da compra.

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