fbpx
Reparação

Dicas de manutenção dos reparadores ganham no Feras da Oficina Nakata

Marcio Ferraro é vencedor da melhor dica em julho

A Nakata, que atua no mercado de reposição, destaca todos meses as dicas de manutenção mais relevantes da promoção Feras da Oficina Nakata. Os reparadores ganhadores do mês de julho com as melhores dicas foram: Márcio Ferraro, da Auto Mecânica Valmar, de Santo André/SP, primeira colocação; Alex Júlio Girardi, do Centro de Reparação Automotiva Girardi e Gastaldo, de Guaporé/RS, no segundo lugar; e na terceira posição, Itajane Abreu, de João Lara Pneu, de Guaíba/RS.

Ferraro compartilhou um vídeo sobre a montagem do semieixo deslizante, peça que se movimenta para frente e para trás. “A peça vem pronta para instalação, mas, se por algum descuido, ela desmontar, é preciso cuidado para não errar os encaixes”, comenta. Quando está montada inadequadamente, a gaiola se movimenta, mas o eixo fica travado, quebrando, assim, o componente.

 

Alex Júlio Girardi ficou em segundo lugar

Barulho na caixa de direção, após a troca da bieleta no Chevrolet Onix, foi o assunto enviado por Girardi. Após circular com o veículo e ouvir o barulho, constatou ser problema na folga da bieleta da suspensão. No elevador, revisou folgas laterais, testou pivôs, barra axial, terminal de direção, buchas e caixa de direção, nada encontrou de defeito. Só folga na bieleta. O barulho foi sanado, porém ao virar para direita para dobrar a esquina um ruído forte na suspensão surgiu. Pesquisou em fóruns, grupos WhatsApp e até a concessionária que relatou que também não tinham solução para o caso. Ao trafegar com o carro novamente percebeu que o ruído era parecido com o de ar no sistema de direção. No elevador, fiz o procedimento de sangria no sistema de direção. Ligou o carro e virou o volante de batente a batente por trinta vezes e o defeito sumiu.

Itajane Abreu se classificou em terceiro
Itajane Abreu se classificou em terceiro

A terceira dica, enviada por Abreu, apresentou um suporte para desmanchar amortecedor que perdeu a vida útil, equipamento onde fica seguro e sem possibilidade de danificar o componente. Montado com um grampo de mola de caminhão, um com dois parafusos de rosca longa, um cano com um disco grande para servir de tripé.  Com facilidade, é possível remover mola e kit batente e coxim. A ideia foi patenteada por Abreu.


As experiências estão todas registradas no portal Feras da Oficina (https://www.ferasdaoficinanakata.com.br). A promoção vai até 15 de janeiro de 2020. Todos os meses serão revelados três ganhadores, que recebem prêmios para a oficina. Não existe limite de dicas para postar, basta seguir as orientações do portal e participar

Leave a Response

quatro × 3 =