A ZF é parceira oficial de powertrain da equipe ABT Cupra na Fórmula E, que tem o piloto Lucas Di Grassi integrando a equipe na temporada 2024. O piloto da ABT é considerado o de maior sucesso da competição, desde o início em 2014. Além de ser o piloto a vencer a primeira corrida da história da Fórmula E, Di Grassi soma um título, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares, além de ser o recordista de pódios (40). Ele também conquistou mais pontos do que qualquer outro piloto da categoria, totalizando 1.041.
O retorno de Di Grassi à ABT, (sua primeira equipe na categoria) marcou o momento em que a equipe completou 100 corridas na Fórmula E, durante a primeira etapa de 2024, no México. O objetivo na temporada é de elevar ao máximo o nível competitivo do time e acelerar o desenvolvimento do carro da equipe. O carro de Lucas di Grassi possui um conjunto propulsor elétrico composto por um motor, um inversor e uma transmissão da ZF.
Refinamento técnico constante
A ZF e a ABT Cupra compartilham o objetivo de demonstrar que eletrificação e desempenho são a combinação perfeita. Competindo em circuitos de rua em alguns dos destinos mais emblemáticos do mundo, a Fórmula E impulsiona a sustentabilidade para carros de corrida que representam as mais recentes tecnologias em desempenho e eficiência.
As áreas de aplicações de automobilismo, aplicações de produção de pequenos volumes, engenharia, consultoria e testes da ZF são coordenadas pela ZF Race Engineering. As competições de alta performance como a ABB FIA Formula E World Championship trazem à ZF a oportunidade de testar a tecnologia de produção futura, sob as condições extremas das pistas de corrida.
Misturando alta velocidade com mínimos ruídos e zero emissões, a presença da ZF na Fórmula E vem trazendo refinamentos técnicos ano a ano, especialmente em termos de peso e eficiência.
Potência e sustentabilidade
O carro de corrida elétrico Gen3 pode atingir 0-60 mph (100 km/h) em menos de três segundos, velocidade máxima de 200 mph (320 km/h) graças ao seu motor elétrico que fornece cerca de 350 kw (470 bhp) com o dobro da eficiência de um motor de combustão interna equivalente.
O veículo é mais leve e mais eficiente que sua geração anterior, com um peso máximo de 840 kg e uma recuperação máxima de 600 kW. Isso trouxe um impacto direto no trem de força. A equipe de desenvolvimento implementou um processador que oferece maior potencial de otimização de desempenho, principalmente na área de controle de software.
Outros objetivos de desenvolvimento incluíram a redução de peso e um novo revestimento para a transmissão da ZF, que já é considerada uma das mais eficientes da área. O motor elétrico também contribui para melhorar o sistema geral com uma velocidade máxima mais elevada e uma vantagem simultânea de peso.
O calendário terá um total de 16 provas em 10 locais.
Confira:
Etapa | Local | Data(s) |
1 | Cidade do México, México** | 13 de janeiro |
2 e 3 | Diriyah, Arábia Saudita** | 26-27 de janeiro |
4 | São Paulo, Brasil | 16 de março |
5 | Tóquio, Japão | 30 de março |
6 e 7 | Misano, Itália | 13-14 de abril |
8 | Mônaco | 27 de abril |
09 e 10 | Berlim, Alemanha | 11-12 de maio |
11 e 12 | Xangai, China | 25-26 de maio |
13 e 14 | Portland, Estados Unidos | 29-30 de junho |
15 e 16 | Londres, Reino Unido | 20-21 de julho |
** já realizada