A base de trabalho remoto em modelo home office acaba de ser anunciada pela YPF Brasil, de modo permanente. A empresa de energia e lubrificantes automotivos passa a adotar o que chama de “Flexible Work”, ou seja, a liberdade para a frequência presencial no escritório ou não. Outra mudança de estrutura da empresa é a adoção de mesas livres no ambiente de trabalho presencial, utilizadas de maneira escalonada, previamente agendadas e de acordo com a necessidade do colaborador.
Desde o início da pandemia de COVID-19 a YPF Brasil moveu para o home office todos os profissionais corporativos do escritório. “Essa foi uma medida necessária para manter os colaboradores protegidos e a empresa em pleno funcionamento. Considerando que o trabalho à distância já era algo em curso, após cinco meses na modalidade, resolvemos adotá-lo de maneira oficial”, explica Graciele Fagundes do Nascimento, supervisora de RH da marca.
Com a tendência de que o escritório se torne um espaço para reuniões e treinamentos, a empresa de energia visa melhorar a qualidade de vida aos colaboradores. Além disso, é prevista uma redução significativa nas despesas mensais e nos custos de manutenção do escritório.
“Durante a pandemia e a adoção do home-office no período, tivemos uma redução de aproximadamente 60% no custo de despesas fixas do escritório. Com a finalização do projeto Flexible Work, mais de 60% do nosso quadro de colaboradores será beneficiado pela nova modalidade de trabalho remoto”, salienta Graciele.
O Flexible Work será implementado de maneira gradual e até o começo de setembro deve ser finalizado. Mesmo com a possibilidade de agendamento para uso do escritório, enquanto o contágio do novo coronavírus estiver alto, a capacidade corporativa não deverá ultrapassar um terço do que comporta o espaço, localizado em Diadema, na região metropolitana de São Paulo.
Principais vantagens
Atualmente, a marca passa por um processo de transformação digital, ao passo que a indústria 4.0 evolui no setor. Dessa forma, adotar o home office é seguir a tendência global no cenário corporativo.
“A transformação digital, acompanhada da adesão às novas tendências corporativas, traz à YPF Brasil a possibilidade de crescimento no cenário de energia. Acreditamos que as empresas que consideraram o trabalho remoto para as questões que se apresentam caminham no sentido da inovação”, comenta a gerente de marketing e comunicações da marca, Giovanna Grassi.
Redução do déficit viário e do turnover das equipes são algumas das vantagens do Flexible Work visualizadas pelo departamento de Recursos Humanos da empresa. “Hoje, muitas pessoas procuram por flexibilidade, seja no ambiente profissional ou na vida pessoal. Ter a possibilidade de trabalhar em casa, por exemplo, atrai profissionais que prezam por desenvolvimento e crescimento, enquanto priorizam, também, a qualidade de vida no dia a dia”, acredita Graciele.