YAMAHA EXIBIRÁ PROTÓTIPO DE MOTOR DE POPA A HIDROGÊNIO NO MIAMI INTERNATIONAL BOAT SHOW 2024
Além de avançar no desenvolvimento de motores de baixa emissão de carbono em veículos de quatro e duas rodas, a Yamaha busca o desenvolvimento de motores à combustão de hidrogênio de uso aquático.
Durante a Miami International Boat Show, uma das maiores feiras náuticas do mundo, programada para ser realizada de 14 a 18 de fevereiro de 2024 na Florida, a Yamaha Motor Company exibirá um protótipo de motor de popa movido a hidrogênio, com o objetivo de contribuir para um futuro mais limpo para velejadores e consumidores de produtos náuticos.
O desenvolvimento desse motor está inserido na estratégia de descarbonização da empresa japonesa. A Yamaha tem como meta neutralizar as emissões de escopos 1 e 2 (emissões liberadas para a atmosfera como resultado direto e indireto da operação industrial da empresa) até 2035. Para as emissões de escopo 3, a empresa tem como meta atingir neutralidade de carbono até 2050.
Essas emissões – cujo monitoramento é o mais desafiador – abrangem toda a extensão da cadeia de suprimentos e consumo da companhia. Assim, o desenho dessa meta envolve o mapeamento e redução de emissões durante a aquisição e processamento de matérias-primas, durante a venda e entrega do produto e, especialmente, das emissões provenientes do uso final dos produtos, incluindo motocicletas, motos aquáticas e motores de popa.
A Yamaha continuará promovendo a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a construção de um mundo mais sustentável. Dado o desafio de neutralização de emissões de escopo 3, a empresa promove uma abordagem multidirecional para atingir a meta estipulada.
Além do desenvolvimento de sistemas elétricos, a empresa adota outras novas fontes de energia e tecnologias considerando os diferentes usos e destinações de seus produtos.
Os produtos náuticos, por exemplo, são submetidos à resistência da água, exigindo significativamente mais energia para a propulsão do que os veículos terrestres. Além disso, os requisitos de desempenho e engenharia para esses produtos podem variar muito, dependendo do ambiente de uso — como oceano, rios ou lagos — bem como do uso em si, da pesca comercial à recreação.
Assim, a Yamaha busca diferentes alternativas tecnológicas para seus produtos náuticos, identificando as soluções mais eficientes para os diferentes usos dos produtos, todos contribuindo para aumentar ainda mais o valor do oceano e da vida marinha.
SOBRE A YAMAHA
Há 68 anos, a Yamaha é conhecida mundialmente pelo ronco de seus motores, mas foi fabricando instrumentos musicais que começou suas atividades, em 1887. O logotipo, com os três diapasões sobrepostos deixa clara essa origem, simbolizando ritmo, harmonia e melodia.
A Yamaha Motor Company surgiu no Japão em 1955, quando a empresa passou a fabricar motocicletas, lançando a YA-1, a famosa Libélula Vermelha, que já em sua primeira competição faturou as três primeiras colocações na desafiadora corrida de subida de montanha Asama Race.
No Brasil, a Yamaha se estabeleceu em 1970, sendo a primeira fabricante de motocicletas a se instalar no País. Em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, tendo como primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50, eternamente lembrada como “cinquentinha”. Em 1985 inaugurou em Manaus, Amazonas, uma segunda unidade fabril, hoje a única, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda.
Atualmente a Yamaha tem em seu line-up no Brasil, 31 modelos em diversas versões de motocicletas, comercializadas no Brasil, e uma Rede com cerca de 544 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. Em náutica, são 9 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 27 modelos de motores de popa, conta com uma rede de 115 concessionárias e 44 oficinas, e está presente em 31 estaleiros autorizados.
O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e para o Mercosul e Europa. Mais que tecnologia e máquinas, o que diferencia a Yamaha são as pessoas e sua paixão pelo que fazem, todas com um único objetivo: o de gerar Kando através de seus produtos e as experiências que eles proporcionam.
Mais do que vender motocicletas e produtos náuticos, a Yamaha tem em sua filosofia corporativa, gerar Kando aos seus clientes; uma expressão do idioma japonês, sem tradução literal em outro idioma, que significa profundo contentamento diante de algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento e laços para toda a vida.
O motor de popa H2 criará combustão motriz sem emissões de CO2, permitindo o aproveitamento eficiente de tecnologias que a empresa dominou ao longo de décadas de fabricação de motores a gasolina e diesel.