As comemorações de aniversário de 33 anos da Vedamotors neste mês de setembro ganharam um toque muito especial: o case “NOSSA VEDA: comunicação humanizada sustentando engajamento e crescimento da organização” está entre os Vencedores do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Santa Catarina (ABRH-SC), na Categoria Desenvolvimento. A entrega da premiação será no dia 7 de novembro.
“Recebemos a notícia dessa importante conquista em um período de celebrações na empresa. O NOSSA VEDA foi se tornando mês a mês o nosso principal canal de comunicação interna. Ele promoveu a criação de espaços valiosos de diálogo, aproximando os colaboradores da empresa e a empresa dos colaboradores”, afirma Eziel Maciel, Diretor Executivo da Vedamotors.
O NOSSA VEDA começou a ser desenhado em 2021, após uma pesquisa de clima organizacional apontar a necessidade de mais comunicação entre o time de gestão e os colaboradores. “Percebemos que era necessário implantar uma política de comunicação interna para compartilhar as nossas estratégias e os nossos resultados com toda a equipe, criando um espaço que transmitisse informações de forma simples e para todos. E mostramos aos líderes que eles seriam os melhores embaixadores desse processo”, conta Aline Kammers Vieira, Gerente de Gente e Gestão.
O primeiro passo nesse sentido foi dado no início de 2022, com a organização de Reuniões Quadrimestrais, durante as quais Maciel passou a apresentar, em turnos, um panorama geral da empresa. “Mas como o intervalo entre esses encontros era muito longo, tivemos a ideia de criar reuniões mensais entre as lideranças e seus times para apresentação dos principais pontos do período”, lembra Aline.
O diferencial, segundo ela, foi definir que o material dessas reuniões mensais seria preparado pelo time de Gente e Gestão, adotando, assim, um único discurso a ser compartilhado com toda a empresa. Na prática, a Vedamotors desenvolveu uma comunicação face a face e, ao mesmo tempo, integrada. Como resultado, os colaboradores estão mais conectados, alinhados e engajados, conhecendo os caminhos que a empresa está percorrendo.
Aline ressalta que novas pesquisas têm mostrado a melhoria da comunicação na empresa: “Hoje, todas as áreas querem incluir assuntos relevantes no NOSSA VEDA, pois perceberam como essa ferramenta simples de comunicação tem sido assertiva e abrangente.”