Vazamento do cilindro de roda afeta eficiência da frenagem da parte traseira do veículo

Os cilindros de roda, também conhecidos como cilindros de freio, são os responsáveis por acionar os freios a tambor. Quando o pedal é acionado, a pressão é transmitida pelo líquido de freio até esses cilindros que empurram as sapatas na direção contrária à superfície interna do tambor. Com isso, o atrito com a lona causa a desaceleração.
Qualquer desgaste ou falha nos cilindros de roda comprometem o bom funcionamento do sistema, colocando em risco a segurança do veículo. Um dos problemas que podem acometer essa peça é o vazamento que contamina as sapatas com fluído de freio. “Essa contaminação reduz a eficiência da frenagem, pois o fluido interfere na capacidade de atrito entre as sapatas e o tambor”, explica Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
Por esse motivo, Marchiniak orienta a troca das sapatas sempre que houver vazamento do cilindro de roda para preservar a capacidade de frenagem do veículo.
A Controil oferece extenso portfólio de cilindros mestre, cilindros de roda, cilindros de embreagem, kits de reparos e reservatórios, além dos servos freio. O portfólio completo para consulta está disponível na plataforma Auto Experts www.autoexperts.parts.
Com investimentos em automação e novos equipamentos na linha de produção, a marca vem ampliando consistentemente seu portfólio e fortalecendo ainda mais sua posição como referência em componentes para sistemas de freios hidráulicos.