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Tracker e Montana ficam mais potentes e econômicos

Tracker e Montana ficam mais potentes e econômicos
Tanto o SUV quanto a picape média-compacta da Chevrolet passam por atualizações para atender também aos limites de emissões do PL8

O Tracker e a Montana dão mais um passo em prol da eficiência energética. O SUV e a caminhonete da Chevrolet estreiam atualizações mecânicas que elevam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%. Tudo isso com menor índice de emissões.

 

Em janeiro entra em vigor a próxima fase do programa de controle de poluentes, que estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.

Os motores do Tracker passam a contar com injeção direta (DI) e atualizações de software que levam o 1.0T Flex de 116 cv a 121 cv, enquanto o 1.2T Flex vai de 133 cv para 141 cavalos – sempre com transmissão automática.

 

Em relação a aceleração de 0 a 100 km/h, o SUV da Chevrolet na versão topo de linha fica 1,4s mais rápido. A melhora no desempenho vem acompanhada de maior eficiência energética. Neste quesito, a economia de combustível é de quase dois tanques por ano, considerando a rodagem média do brasileiro.

 

O motor 1.2 Turbo da Montana ganha igualmente injeção direta (DI) e atualizações de software, por isso a potência também sobe de 133 cv para 141 cavalos. A picape, porém, é ofertada com diferentes tipos de transmissão.

 

Na configuração automática, a aceleração de 0 a 100 km/h está agora 0,8s mais rápida, enquanto na versão manual a evolução é de 0,6s, comparando com o modelo anterior.

 

“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.

Veja o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações do produto:

 

Motor 1.0T
Potência Torque
De Para Variação De Para Variação
Gasolina 116 cv 117 cv 1,2% 16,3 kgfm 18,3 kgfm 12,3%
Etanol 116 cv 121 cv 4,7% 16,8 kgfm 18,9 kgfm 12,5%

 

Motor 1.2T
Potência Torque
De Para Variação De Para Variação
Gasolina 132 cv 139 cv 5,1% 19,4 kgfm 22,4 kgfm 15,4%
Etanol 133 cv 141 cv 6,3% 21,4 kgfm 22,9 kgfm 7%

 

A seguir, confira os dados de desempenho do Chevrolet Tracker:

Tracker – 0 a 100 km/h
Gasolina De Para Variação
1.0T 11,8 s 10,9 s 7,6%
1.2T 11,1 s 9,7 s 12,6%

 

Tracker – consumo com gasolina
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.0T 11,2 11,6 3,6% 13,6 13,7 1%
1.2T 10,4 11,2 7,7% 13,2 14,1 6,9%

 

Tracker – consumo com etanol
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.0T 7,8 8 2,6% 9,6 9,8 2,1%
1.2T 7,2 7,7 7% 9,2 10 9%

 

A seguir, confira os dados de desempenho da Chevrolet Montana:

Montana – 0 a 100 km/h
Gasolina De Para Variação
1.2T MT 11,7 s 10,9 s 7%
1.2T AT 10,1 s 9,5 s 6%

 

Montana – consumo com gasolina
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.2T MT 12 12,3 2,5% 13,6 13,7 0,8%
1.2T AT 11,1 11 -0,8% 13,3 13,5 1,5%

 

Montana – consumo com etanol
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.2T MT 8,3 8,4 1,2% 9,6 9,7 1,1%
1.2T AT 7,7 7,5 -2,5% 9,3 9,7 4,3%

 

 

Atualização constante

 

As novidades estreiam nos modelos Tracker e Montana produzidos a partir do fim deste ano, em linha com o compromisso da GM com a descarbonização do planeta, oferecendo produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis.

 

Todos os carros da Chevrolet continuam a ser aprimorados mesmo depois de seu lançamento, graças à estrutura avançada de engenharia e de desenvolvimento de veículos que a empresa possui em solo brasileiro.

 

A evolução dos motores é um exemplo deste processo de melhoria contínua.

 

Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência de propulsores com o dobro do tamanho que equipavam esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi (121 cv).

 

A mesma ordem de grandeza se aplica ao torque. Tanto o motor 1.2 do Tracker e da Montana quanto o 2.4 do Vectra de 2008 gera aproximadamente 23 kgfm de força.

 

De acordo com Fernández, este é o conceito do downsizing: reduzir o tamanho dos motores para aumentar a performance e a eficiência. O turbo, a injeção direta e os sistemas de gerenciamento por software são fundamentais para este progresso.

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