Este mês, a AkzoNobel comemora os 90 anos da Tintas Wanda. Para celebrar essa marca de tintas e complementos para o segmento de repintura automotiva de sucesso global que nasceu brasileira, a multinacional holandesa fabricante da linha de produtos preparou um podcast com a participação do neto do fundador e filho de Dona Wanda, que dá nome à marca.
Viviane Martins, gerente de vendas Latam para a unidade de repintura automotiva da AkzoNobel, conta o quanto é gratificante fazer parte dessa história e celebrar os 90 anos de uma marca que é sinônimo de tradição, tecnologia e qualidade em repintura automotiva. “É uma honra darmos continuidade a esse legado. Ao longo dos anos, conseguimos exportá-la para os cinco continentes, graças ao seu grande diferencial competitivo, fidelidade à cor e alto rendimento”, afirma.
Aos 90 anos, a marca segue inovando, com um portfólio cada vez mais robusto e competitivo. Este ano, foram lançados o Primer PU 2500, o Primer PU 5500 HS e o Verniz PU 2:1 9500 HS, que ampliam a oferta de soluções da marca para distribuidores e oficinas que atuam no segmento médio e têm o preço como um grande fator decisivo de compra, mas não abrem mão da qualidade dos produtos.
Podcast – Para conhecer um pouco mais da história e curiosidades sobre essa marca que nasceu brasileira, Ozinei Pazzin Manzano, gerente nacional de vendas VR da AkzoNobel, e Giovani Ferraz, gerente técnico de Serviços da AkzoNobel, tiveram uma conversa descontraída com Fernando Ferrara, neto do fundador da marca. O resultado pode ser conferido a partir do dia 8 de outubro, em podcast do canal Repintura Automotiva, da AkzoNobel, no Youtube.
Do Brasil para o mundo – Fundador da Tintas Wanda, Roque Montesano nasceu na cidade de Mococa, São Paulo, em 1907. Filho de pais italianos e de origem muito modesta, cursou apenas o ensino primário. Começou a trabalhar cedo como pintor de paredes, ofício escolhido pela necessidade. Em poucos anos, se tornou um profissional conceituado e, posteriormente, um grande empreendedor. Quando realizou o sonho de ter sua própria fábrica, batizou a marca com o nome da filha, Wanda, em 1934 – Wanda Montesano Ferrara faleceu em 2023, aos 89 anos de idade, tendo sempre acompanhado a trajetória da marca.
No início da década de 1930, de forma improvisada na edícula da sua casa na Vila Maria Zélia, em São Paulo, Montesano começou a formular suas próprias tintas. Em 1947, transferiu sua produção para um galpão no bairro da Mooca, onde, efetivamente, a fábrica começou a tomar forma. Sucesso absoluto, a construção da fábrica na Rodovia Raposo Tavares foi concluída em 1972.
Após a aquisição pela multinacional holandesa de tintas e revestimentos AkzoNobel, em 1974, Wanda chegou a toda a América Latina e ganhou o mundo, estando presente em mais de 40 países, como Estados Unidos, Espanha, Itália, Polônia, Rússia, China, Índia, Holanda e Austrália.
Hoje fabricados na unidade da AkzoNobel de São Bernardo do Campo (SP), os produtos estão sempre sendo aprimorados para oferecer ao mercado de repintura as melhores opções. Entre tintas, vernizes, primers e complementos, Wanda possui uma linha completa de produtos de fácil utilização, que atende todo o processo de repintura automotiva, com alto desempenho.