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Dicas de Manutenção

Sinais de desgaste do cilindro mestre

Descida do pedal até o final de curso pode indicar comprometimento do cilindro mestre.
Procedimento da troca das pastilhas deve incluir análise dos itens de componentes hidráulicos dos freios para evitar vazamentos e funcionamento incorreto do reparo de pinças que pode gerar vários problemas

Responsável por transmitir a pressão hidráulica dos freios para as rodas, o cilindro mestre é como se fosse o coração do freio. Por isso, é um dos componentes do sistema de frenagem que deve ser checado na hora da manutenção ou caso surjam indícios de que a peça possa estar comprometida. “Um dos sinais de desgaste ou problema no cilindro mestre é quando o motorista pisa no pedal e ele praticamente encosta no assoalho ou fica esponjoso”, alerta Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil. Outra questão que o motorista deve ficar atento, segundo ele, é quando a lâmpada acende no painel, pois pode significar que há vazamento do fluido de freio.

Se o veículo apresentar algum dos sinais, ele sugere fazer a revisão completa do sistema de freios em um mecânico de confiança e, caso necessite, efetuar a troca do cilindro mestre, deve procurar um produto de marca renomada e tradicional do mercado, pois o item faz parte do quesito segurança do veículo.

Com 65 anos de história, a Controil conta com amplo portfólio de cilindros mestre, desenvolvidos dentro das normas internacionais de qualidade, produtos que passam por testes eletrônicos e de estanqueidade, garantindo a perfeita vedação na montagem. Para possuírem medidas precisas de acordo com cada especificação, a Controil usa a metrologia tridimensional CNC.

O cilindro mestre da Controil conta com acabamento perfeito, sem rugosidade, devido ao processo de usinagem própria que confere também durabilidade, além da utilização de borracha de fabricação própria.

Recentemente, a marca lançou a nova geração de cilindros mestre, um exemplo da constante evolução de seus produtos para atender os novos sistemas de freio que contam com tecnologias ABS, ESP e EBD. Os novos cilindros mestre seguem a concepção de itens em alumínio e possuem características de vedação e deslocamento de fluido de freio diferentes, pois já estão acopladas diretamente no corpo do cilindro.

O trabalho de evolução é contínuo tanto na linha de produção quanto na busca de novas tecnologias para garantir desenvolvimento de novos produtos e ampliação de linhas. Por isso, investe na planta de São Leopoldo-RS, com novas máquinas e equipamentos que asseguram ainda mais precisão.

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