Revisão do sistema de freio do veículo garante segurança na viagem

Com a aproximação das férias e o aumento do movimento nas rodovias pelo Brasil, muitas pessoas planejam viagens de carro em busca de descanso e lazer. Para que o trajeto seja seguro e sem imprevistos, é fundamental incluir a manutenção preventiva do veículo na programação antes de pegar a estrada. Entre todos os itens de segurança, o sistema de freio merece atenção especial na revisão de férias.
A Jurid, fabricante de componentes para freios, reforça que as pastilhas de freio são itens prioritários nessa avaliação. O desgaste contínuo do material de atrito, ao entrar em contato com os discos, faz o veículo desacelerar até parar.
Localizadas no sistema dianteiro e em alguns traseiros, junto com os discos de freio, as pastilhas são os itens mais exigidos na frenagem e acabam tendo necessidade de troca com maior frequência do que outros componentes. As sapatas executam a mesma função no sistema traseiro, em conjunto com o tambor, mas o desgaste ocorre de forma mais lenta.
No caso específico das pastilhas de freio, alguns aspectos ajudam a identificar o desgaste e a necessidade de substituição. “Alguns sinais são característicos, como ruído de metal, que acontece quando a chapa metálica começa a encostar no disco. Pedal do freio mais baixo ou mais duro do que o normal, redução da eficiência nas frenagens, exigindo maior distância para parar o veículo; vibração ao frear e luz indicativa acesa no painel ou alerta no computador de bordo”, comenta Ana Paola, gerente de operações da Jurid.




