fbpx
Mobilidade

Rede Graal inicia implementação de estações de recarga ultrarrápidas para veículos elétricos

Rede Graal inicia implementação de estações de recarga ultrarrápidas para veículos elétricos
Primeiras casas a receberem os equipamentos ficam nas rodovias Anhanguera, Castelo Branco e Presidente Dutra

Um dos maiores grupos de autopostos rodoviários do Brasil, a Rede Graal inicia a implantação de estações de recarga ultrarrápidas e semirrápidas próprias para veículos elétricos. Os carregadores serão implementados em 37 das 51 unidades da bandeira ao longo do de 2024, localizadas nas principais rodovias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A primeira casa a receber os equipamentos é o Graal Turmalina, que fica na Rodovia Anhanguera, km 158, na região de Cordeirópolis (SP). As próximas casas, previstas para até o fim do mês, ficam nos corredores das rodovias Anhanguera (Graal 67, na região de Jundiaí), Castelo Branco (Graal Barueri) e Presidente Dutra (Graal Alemão). Ao longo do ano, as outras casas receberão a estrutura.

Em cada unidade Graal haverá estrutura para carregamento de até três veículos simultaneamente. No modelo ultrarrápido de 120 KW – DC, com dois conectores CCS2. No modelo semirrápido, de 22 KW – AC, com um conector  TYPE 2. Em ambos os casos, utilizando a plataforma digital e serviços de operações e manutenção da empresa de soluções de mobilidade elétrica Move.

A rede investiu cerca de R$ 15 milhões para aquisição de 74 equipamentos junto às empresas WEG, ABB e BYD, além das obras de infraestrutura para instalação das estações.  Eles são capazes de abastecer os veículos elétricos em apenas 30 minutos, em média, contra as mais de 4 ou 5 horas de carregadores tradicionais.

A Rede Graal está presente no mercado da eletromobilidade desde 2015, quando da implantação do 1º corredor Intermunicipal entre São Paulo – Campinas – São Paulo por meio de parceria com a CPFL, que resultou na instalação de Eletropostos na Rodovia Anhanguera (km 67 pista São Paulo – interior) e na Rodovia dos Bandeirantes (km 56 pista interior – São Paulo), ambos em Jundiaí-SP.

O crescimento da indústria dos veículos elétricos exige investimento em infraestrutura para recarga, que depende não apenas dos equipamentos, mas também de uma robusta infra de rede elétrica. Estamos felizes em dar mais um importante passo em direção a aumentar o número de eletropostos em rodovias brasileiras e contribuir para a transição energética do País”, destaca Nivaldo Ary Nogueira Jr, Gerente de Expansão da Rede Graal.

Frota de veículos eletrificados no Brasil deve chegar a 1 milhão até 2030

A frota de carros elétricos no Brasil deve ultrapassar 1 milhão de unidades até 2030, de acordo com a previsão da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). As vendas de carros elétricos registraram crescimento de 143% no Brasil em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, mostra levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somando incluindo híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV).

Leave a Response

20 − 18 =