Prática inadequada de quebra do canto das pastilhas na hora da montagem afeta a capacidade de frenagem
Algumas crenças e hábitos adotados durante a reparação automotiva mostram-se ineficazes e, ainda por cima, comprometem a segurança do veículo. Um exemplo disso é a prática de quebrar o canto da pastilha de freio para reduzir ruídos.
Para resolver esse problema, muitos reparadores quebram, esmerilham ou desbastam o canto da pastilha na hora da montagem. A Fras-le, líder mundial em fabricação de materiais de fricção, alerta para os perigos dessa prática. Além de não reduzir os ruídos, diminui a área de atrito do contato com o disco de freio, comprometendo a capacidade de frenagem.
Ao adotar esse procedimento, o reparador perde totalmente a garantia de fábrica do produto.
A Fras-le é reconhecida pela qualidade e resistência de seus produtos, desenvolvidos de acordo com os exigentes critérios de segurança das montadoras. As pastilhas da marca são desenvolvidas para garantir conforto, mínimo índice de ruído nas frenagens, além da segurança e durabilidade.
Tecnologia antirruído
Com mais de 100 aplicações, a linha Ceramaxx conta com a exclusiva tecnologia Confort+, que reduz ao máximo os mais variados tipos de ruídos provenientes da frenagem.
A sua composição apresenta uma camada emborrachada antirruído sobre plaquetas metálicas, garantindo a redução das vibrações e emissões sonoras. Essa eficácia foi comprovada em testes realizados no maior centro tecnológico de fricção da América Latina, onde os produtos Confort+ passaram por análises comparativas rigorosas.
Toda a linha de pastilhas da Fras-le pode ser encontrada na plataforma digital Auto Experts https://autoexperts.parts.
Rigoroso controle de qualidade e novas soluções
Com 70 anos de história, a Fras-le foi a primeira empresa de materiais de fricção a receber a certificação ISO 9001 no Brasil e possui, também, os certificados internacionais ISO 14001, ISO 45001, ISO/IEC 17025 e IATF 16949. Em constante busca por inovação em seus produtos, a empresa conta com a Movetech, Centro de Engenharia Avançada, o maior da América Latina em materiais para fricção que reúne laboratórios químicos e físicos dedicados à busca de novas soluções em sistemas de freios.
As avaliações dos produtos são realizadas nas diversas pistas de testes do CTR – Centro Tecnológico Randon, onde são homologados antes de serem disponibilizados no mercado.