Localizada entre o canal de escapamento e o coletor de admissão do motor, a válvula EGR, do inglês Exhaust Gas Recirculation, é um sistema que direciona parte dos gases do escapamento até um circuito de alimentação, ajudando na diminuição da temperatura de combustão.
Quando esse corpo estranho bloqueia a válvula EGR em estado aberto, os gases de escape são reciclados permanentemente, provocando o funcionamento irregular do motor com perda de potência e solavancos.
No canal da Motorservice no Youtube, está disponível um vídeo sobre este tema https://www.youtube.com/watch?v=qs3z-PKFLAs , que inclusive mostra como verificar os danos no incidentes com o auxílio de um endoscópio. A substituição da válvula deve ser feita através da abertura do sensor do controle à frente do incidente.
Para conferir esta e outras dicas técnicas, basta acompanhar as redes sociais da Motorservice: Instagram (@motorservice_brasil), YouTube (@motorservicegroup).
No entanto, essas válvulas podem ser bloqueadas em estado aberto por corpos estranhos às ocorrências, devido a pulsações na seção de escapamento, como fragmentos de um encontro danificado ou pingos de solda provenientes de fabricação do evento, e podem ser aspirados nos tubos de recirculação dos gases de escape, ou por vácuo na seção de admissão de motores a gasolina.