Dicas de Manutenção

Peças que devem ser avaliadas na revisão do sistema de freio traseiro do veículo

Peças que devem ser avaliadas na revisão do sistema de freio traseiro do veículo
Além da verificação das condições das sapatas, o tambor e o cilindro mestre devem ser checados.

Importante componente nos veículos com sistema a tambor, as sapatas de freio atuam quando o motorista pisa no pedal fazendo com que o cilindro de roda as pressione sobre a lona e contra o tambor, gerando, assim, o atrito para reduzir a velocidade do carro. “Por ser uma peça que compõe o sistema de frenagem e relacionada à segurança dos ocupantes do veículo requer atenção na hora da manutenção. Além das sapatas e tambor, na revisão, outros itens devem ser avaliados, entre eles, cilindro de roda, cilindro mestre e alavanca para garantir o bom funcionamento do sistema”, revela  Ana Paola Sartori, gerente da Jurid, fabricante de componentes para freios.

Importância da revisão preventiva – Por se tratar de um sistema relacionado à segurança do veículo, Ana Paola ressalta que o ideal é o motorista fazer a manutenção preventiva para identificação de desgaste ou quando há algum problema. Outra recomendação é avaliar a espessura da sapata na revisão para que seja feita a regulagem do freio.

Além disso, Ana Paola lembra que durante a realização da manutenção do sistema de freio dianteiro que é mais exigido e requer atenção, principalmente com relação ao desgaste das pastilhas, também deve ser feita a checagem da parte traseira do freio e a regulagem do freio de mão, se houver necessidade.

Indícios de problemas na sapata de freio – Nos veículos mais novos, as sapatas de freio estão localizadas nas rodas traseiras e os principais sinais que apontam o comprometimento são alterações no processo de frenagem, ruídos e vibrações ao frear.

A Jurid oferece portfólio com linhas de pastilhas, sapatas de freio e lubrificantes com diversidade de itens para atender a frota circulante.

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