Sobre o tapete vermelho, algumas das maiores raridades do antigomobilismo. O Encontro Nacional de Automóveis Antigos, que movimenta o Parque do Barreiro, em Araxá (MG), é considerado o mais importante e representativo do segmento no país. O motivo é a coleção única que inclui carros antigos de marcas exclusivas, sob a curadoria acurada do Veteran Car – MG.
Quem visita o Brazil Classics Kia Show encontra automóveis para todos os gostos e pode conhecer por meio de placas indicativas as características e curiosidades dos mais relevantes. Memória que se confunde com os grandes momentos históricos do país e do mundo. “Podemos dizer que todos merecem a atenção do visitante, mas não dá para sair do evento sem conhecer limusines como as duas Willys Itamaraty Executive 1967 e as Rolls-Royce Silver Cloud, de 1964 e 1965, utilizadas pela embaixada inglesa no Brasil e na Argentina, respectivamente. Temos ainda o Rolls-Royce Phantom de 1967 e a coleção de Rúbio Fernal, que neste ano traz a evento um Kiblinger, fabricado em 1895, e um Daimler de 1949, um carro histórico que era usado pelo chefe da polícia montada no Canadá. Fora isso, temos aqui dois modelos raros da marca Cord, de 1930 e 1937, várias Ferraris e Pumas; um grupo de 15 MGs (Morris Garage) e, pela primeira vez, parte do acervo do Museu Carde, da Fundação Lia Maria Aguiar. Eles trouxeram um Hispano Suiza 1923, um Voisin 1925 e um Benz 1912″, indica o presidente do Veteran Car – MG, Oswaldo Borges da Costa Filho.
Muito mais que carros
O Encontro Nacional de Carros Antigos em Araxá – Brazil Classics Kia Show 2022 – é uma realização do Veteran Car – MG, com o patrocínio máster da Kia. Abaixo, 10 momentos e lugares imperdíveis:
1. Espaço Kia (visitação até domingo)
A Kia é a patrocinadora master do evento pela segunda vez. Nesta edição, em um estande exclusivo, a montadora mostra os híbridos Niro, Sportage e Stonic, o mais recente lançamento, a minivan Carnival, e os novíssimos elétricos EV5 e EV9″.
2. Feira de peças (aberto até domingo)
A Feira de Peças e Antiguidades tem este ano quase 40 boxes onde é possível encontrar de tudo: peças novas e usadas, acessórios para os carros, miniaturas, literatura e objetos retrôs de decoração.
3. Estande do Museu Carde (aberto até domingo)
Será inaugurado em novembro, em Campos do Jordão (SP), o museu Cardê, da Fundação Lia Maria Aguiar. Do acervo de 500 veículos, 150 estarão em exposição em um espaço de 5,4 mil metros quadrados que também abrigará uma oficina-escola de restauração. Parte da coleção está em um estande especial no Brazil Classics Kia Show.
4. Cuca Teixeira Trio (sexta, 16h10)
O baterista Cuca Teixeira traz ao evento o Cuca Teixeira Trio, um conjunto instrumental que promete uma fusão intensa de jazz e groove. Com Henrique Mota no piano e Nino Nascimento no baixo, o trio se destaca pela improvisação e pela energia que fluem de suas composições autorais e dos standards americanos que permeiam o repertório.
5. Leilão (sexta, 17h)
Essa é a 3ª edição do Grande Leilão de Carros Antigos de Araxá, a 61ª do Brasil, organizada pelo Circuito de Leilões. São mais de 50 veículos selecionados de várias marcas e modelos, como Porsche Carrera RS Dacon, Aston Martin DB7, Rolls Royce Park Ward, BMW M3 E46, entre outros.
6. Minas e SP (sexta, 18h30)
Tiago Martins e Celso Pixinga, acompanhados de Igor WillCox na bateria e Clayton Souza no saxofone, trazem ao Brazil Classics Kia Show um espetáculo inédito, que mescla o melhor da música instrumental com uma pegada contemporânea.
7. Estátua Viva ( sexta, 16h e sábado, 11h e 15h)
Uma performance com movimentos estáticos, pausas sem movimento, controle sobre o corpo e técnicas de mímica. A arte de rua ganha o encontro inspirando as pessoas, estimulando a criatividade e proporcionando um senso de identidade cultural. Neste trabalho, a artista traz a figura de Penélope Charmosa, uma personagem automobilista dos desenhos animados que participava da Corrida Maluca. Os espectadores irão se divertir tentando interagir com a personagem e tirando fotos.
8. Companhia Circo do Asfalto (sábado, 12h30)
A companhia traz para o Brazil Classics seu número principal, a Percha. Um mastro é sustentado e equilibrado por uma pessoa enquanto uma segunda sobe no topo do mastro se equilibrando e executando belas acrobacias a metros de altura. Dentro de um contexto lúdico, com seus dois protagonistas, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou; o espetáculo segue de maneira muito divertida e cômica e, a cada número, há sempre um inesperado desfecho virtuoso.
9. Palestra Willys Executivo (sábado, 14h)
Uma das palestras mais aguardadas será ministrada por José Vignoli, autor do livro “Aero Willys”, em parceria com Rogério de Simone e a Editora Alaúde. O tema central será o Willys Executivo, a única limusine fabricada no Brasil, que representa um marco na história da indústria automotiva nacional. Somente pessoas credenciadas no evento podem se inscrever para participar.
10. Premiação (sábado, 18h)
O desfile de premiação é um show à parte. Em um clima de sofisticação e valorização dos antigos, serão entregues o Prêmio Og Pozzoli (concedido a carros não restaurados, conhecidos como testemunhos de época), Troféu Federação Brasileira de Veículos Antigos (ao carro mais interessante do evento, do ponto de vista histórico ou de sua representatividade), Troféu Lalique (dado a um colecionador, museu ou entidade de preservação de carros antigos, destacando a relevância de sua contribuição para o antigomobilismo nos últimos dois anos) e o Troféu Roberto Lee – “Best of Show” (entregue há mais de 40 anos ao dono do melhor automóvel do evento – original, perfeitamente conservado ou restaurado dentro dos padrões originais). A principal novidade desta edição é o Troféu Pacífico Mascarenhas que a partir de agora premiará o carro mais antigo de cada Brazil Classics Show. Pacífico foi o precursor e grande incentivador do antigomobilismo em Minas Gerais e, sem dúvidas, merecedor do reconhecimento deste movimento em todo o Brasil.
Programação
06/09 – Sexta-feira
- 12h: Irmãs Cola
- 14h: Bejazz Street Band
- 14h40: Marco Lobo & Marcos Assunção
- 16h10: Cuca Teixeira Trio
- 16h: Estátua Viva
- 17h: Leilão de automóveis antigos
- 17h: Fechamento da Exposição
- 18h30: Minas e SP | Tiago Martins e Celso Pixinga convidam Igor WillCox e Clayton Souza
07/09 – Sábado
- 11h: Estátua Viva
- 11h30: Arteria Trio
- 12h30: Circo do Asfalto
- 13h: Like a Rolling Stone
- 14h: Bejazz Street Band
- 14h: Flash Mob CDK
- 14h: Palestra – “Willys Itamaraty Executivo, a história e seus personagens”. Palestrante: José Vignoli
- 15h: Assembleia da FBVA
- 15h: Vi-Voz
- 15h: Estátua Viva
- 16h30: Palestra Cultura Alimentar Mineira – Armando de Angelis
- 16h50: Toca do Tatu
- 18h: Premiação, seguida do Jantar de Confraternização de Encerramento
08/09 – Domingo
- 7h: Retirada dos veículos
Brazil Classics Kia Show
O Brazil Classics Kia Show é considerado internacionalmente como o melhor e mais charmoso encontro de carros antigos do país. A estrutura do evento transforma o cenário do Parque do Barreiro entre os dias 4 e 8 de setembro.
O evento chega à sua 25ª edição em Araxá. Ao longo dos anos ficou conhecido mundialmente pelo rigor e o zelo na seleção das máquinas expostas e porque ganha ares de sofisticação em um cenário que reúne a arquitetura imponente do castelo do Grande Hotel do Barreiro e os jardins projetados por Burle Marx. Serão cinco dias com extensa programação que inclui ainda uma feira de peças e atividades culturais.
O Encontro Nacional de Automóveis Antigos em Araxá – Brazil Classics Kia Show 2024 – é uma realização do Veteran Car – MG, com o patrocínio master da Kia. As atividades culturais são realizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais.
Serviço:
Brazil Classics Kia Show 2024
Data: 4 a 8 de setembro
Local: Grande Hotel e Termas de Araxá
Entrada gratuita
Mais informações: www.brazilclassics.com.br