fbpx
Mercado de Reposição

NTK revela 5 curiosidades sobre os componentes elétricos dos veículos

Niterra e componentes para carros elétricos
NTK revela 5 curiosidades sobre os componentes elétricos dos veículos

A NTK, marca da Niterra multinacional japonesa especialista em componentes para sistemas de ignição e produtos automotivos, compartilha cinco curiosidades sobre os sistemas elétricos dos veículos que a maioria das pessoas desconhece. Esses apontamentos oferecem um panorama mais amplo para os proprietários de veículos sobre o seu funcionamento e sua importância na manutenção e operação do motor.

1. Diagnóstico da bateria como prioridade: atualmente, o primeiro item de
diagnóstico em um sistema eletrônico do veículo é o estado da bateria. Muitas
falhas nos sistemas eletrônicos podem ser atribuídas a uma bateria em mau
estado.

2. Configurações de bateria complexas: alguns veículos de alta gama
possuem mais de uma bateria, sendo uma a principal e outra a auxiliar para os
sistemas eletrônicos. Essa configuração reflete a demanda crescente por energia em veículos modernos.

3. Parâmetros de bateria além da tensão e capacidade: no passado, uma
bateria era definida apenas por sua tensão e capacidade de acumular carga.
Atualmente, é essencial considerar a corrente de partida a frio (CCA) e o tipo de material para garantir um funcionamento adequado, os materiais mais modernos vão impactar na capacidade de descarga (ciclos), tipos de tecnologia que o veículo possui e tempo de recarga.

4. Riscos de uso de bateria auxiliar para partida: dar partida em um carro
com a bateria auxiliar, nos casos em que ele fica com a bateria descarregada,
pode resultar em danos significativos aos módulos eletrônicos, caso o
procedimento seja realizado de forma incorreta.

5. Impacto da baixa carga da bateria nos módulos eletrônicos: veículos
com baixa carga na bateria podem gerar diversos erros nos diferentes sistemas
eletrônicos (módulos) por causa da queda de tensão. Após a regularização da
carga, é importante verificar todo o sistema eletrônico para avaliar o seu correto
funcionamento e apagar as falhas geradas. Dessa forma, se evita erros de
diagnóstico gerados pelos códigos de defeitos armazenados na memória do
sistema.
Componentes do sistema elétrico O sistema elétrico de um veículo é composto por diferentes sistemas: opowertrain (motor propulsor, transmissão, etc.), o chassis (estrutura, suspensão, freios), o body – corpo (climatização, áudio, airbag) e o network –rede de dados (comunicação entre sistemas). Essa divisão permite que a parte elétrica atue como meio de contato entre os sistemas, fornecendo energia e transmitindo comandos e informações (dados). A geração dos códigos de defeitos DTC (Diagnostic Trouble Codes), que os mecânicos estão acostumados a verificar com os equipamentos de scanner automotivos, estão baseados nesta divisão de sistemas.

Os sistemas mencionados têm experimentado avanços tecnológicos significativos recentemente. “Essa evolução visa priorizar a segurança, eficiência energética e simplificar diagnósticos e manutenções. Mudanças notáveis na alimentação elétrica, na qual a bateria assume um papel central e o alternador passa a fornecer energia somente quando necessário, representam um novo paradigma na indústria automotiva”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil.
Os sensores geralmente são integrados ao sistema elétrico do veículo. Esses
elementos cruciais são conectados aos sistemas veiculares por meio de
conjuntos de cabos elétricos, conhecidos como chicotes elétricos. Qualquer falha nestes equipamentos pode resultar em interferências substanciais no
funcionamento elétrico do veículo. Muitos sensores possuem uma alimentação
elétrica (tensão de referência) e enviam as informações através do chicote
elétrico. Falhas nos sistemas elétricos e bateria interferem diretamente no
funcionamento correto do veículo, sendo a sua avaliação um item fundamental
em um reparo automotivo. A NTK se destaca como fornecedora de nove
diferentes sensores como sensores de oxigênio, nível de combustível,
temperatura do líquido de arrefecimento, ABS, rotação, velocidade, posição de
borboleta (TPS), MAP (pressão absoluta) e interruptor de pressão de óleo.

Leave a Response

6 − 4 =