Monitorar a pressão do óleo no motor é essencial para a saúde do veículo. Os fabricantes estabelecem uma pressão mínima de trabalho para garantir a lubrificação adequada do motor. Nesse contexto, os interruptores de pressão de óleo são cruciais para a segurança e durabilidade dos veículos. Com o objetivo de desmistificar sua aplicação e destacar suas funções, a NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa que também detém a marca NGK, especialista em componentes para sistemas de ignição, apresenta
os dois principais sistemas que se beneficiam da atuação desses componentes.
Sistema de lubrificação do motor:
Localizados no sistema de lubrificação, os interruptores indicam quando a pressão do óleo está abaixo do mínimo especificado pelo fabricante. Ao ligar o contato, a luz de óleo no painel deve acender e apagar após a partida. Se a luz permanecer acesa com o motor em
funcionamento, é sinal de baixa pressão de óleo, e o motorista deve desligar o
motor imediatamente para evitar danos.
Sistemas hidráulicos pressurizados:
Utilizados em veículos de carga, os
interruptores de pressão de óleo monitoram a pressão nos acionadores
hidráulicos, garantindo o funcionamento adequado e seguro desses sistemas.
Falhas e substituição dos componentes:
Um dos principais sinais de falha em um interruptor de pressão de óleo é o vazamento de óleo, frequentemente causado pelo ressecamento da peça devido ao envelhecimento. Para verificar se o interruptor está funcionando corretamente, observe se a luz de óleo acende ao ligar o contato e apaga imediatamente após dar partida no motor. Caso contrário, uma verificação do sistema é necessária.
“Os interruptores fornecem proteção ao motor ao indicar quando a pressão do
óleo está baixa. Quando a luz de óleo acende no painel, é um sinal de alerta
para o condutor parar o veículo com segurança e buscar auxílio profissional.
Agir imediatamente pode prevenir danos graves ao motor, garantindo que
problemas sejam identificados e resolvidos rapidamente”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
Quando a luz de óleo acende no painel, pode significar uma série de problemas
no motor como a formação de borras no sistema de lubrificação que levam ao
entupimento do sistema, folgas internas excessivas, que levam a perda de
pressão no sistema, falhas na bomba de óleo e até mesmo baixo nível de óleo
lubrificante ou aplicação de óleo fora de especificação. Um profissional poderá
identificar a real causa do problema. Quanto ao vazamento de óleo, ele pode
ser facilmente identificado visualmente, nível de óleo abaixando e até mesmo,
por presença de manchas de óleo no piso da garagem, neste caso busque
auxílio de um profissional.
Mori também alerta sobre a aplicação de produtos de limpeza interna de
motores, conhecidos como flushing de motores, que podem causar o
ressecamento da membrana interna do interruptor e dos vedadores de óleo.
“Antes de aplicar esses produtos, verifique a compatibilidade.”
Recentemente, a NTK expandiu seu portfólio com o lançamento de novos
interruptores de pressão de óleo. Este movimento visa fornecer componentes
de alta qualidade para o mercado de aftermarket automotivo, garantindo que
os consumidores tenham acesso aos melhores produtos disponíveis.