No Dia Internacional da Mulher, Bridgestone apresenta balanço de projetos de inclusão e empoderamento feminino
Qualificação de mulheres, aumento da participação feminina em cargos de liderança e na manufatura e diversas atividades de inclusão fazem parte do conjunto de resultados positivos da Bridgestone, no Brasil e na América Latina, com sua estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão.
Até o final de 2023, a representação feminina em cargos de liderança de mais alto nível chegou a 37,5%, enquanto na equipe de gerência, o total atingiu 27,7% em toda a América Latina. Nas fábricas da Bridgestone no Brasil, 4% do número total de funcionários são colaboradoras e 11% é a representatividade de mulheres em posição de liderança na área industrial.
Entre as principais atividades realizadas no período estão a qualificação da mão de obra da comunidade local, com turmas focadas no público feminino. Nas regiões de Santo André (SP) e Camaçari (BA) em que possui suas plantas de pneus, a empresa desenvolve projetos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), preparando mulheres para atuar na indústria da borracha ou como operadoras de empilhadeira, por exemplo. Em 2023, 74 mulheres foram qualificadas.
A companhia também promoveu uma ação para impulsionar mulheres no mercado de trabalho, reforçando os aspectos mais relevantes que permeiam a área de recrutamento e seleção, auxiliando profissionais das comunidades ao entorno das fábricas a desenvolverem currículos atrativos. Foram mais de 40 beneficiadas, 3 comunidades assistidas e 10 voluntárias envolvidas no projeto.
Ainda com foco em atrair mais mulheres para a indústria automotiva e da borracha, a Bridgestone iniciou, em 2022, um mapeamento de seus postos de trabalho para identificar as adaptações necessárias nas fábricas para a inclusão de mulheres em atividades até então exercidas exclusivamente por homens. O projeto foi realizado com equipe multidisciplinar composta por ergonomistas, médicos do trabalho, segurança do trabalho, gerência de produção e liderança e, a partir desta avaliação, as diretorias das plantas assumiram o compromisso e desenharam planos de ação para implementar as adaptações necessárias.
Além das adaptações de acessibilidade dos maquinários, a companhia implantou diversas melhorias, como uniformes femininos e para gestantes e a renovação das salas de apoio à lactação.
A Bridgestone vem investindo em diversas atividades dedicadas às colaboradoras, como o VideoCast, que é realizado por mulheres, em ambiente descontraído, trazendo um bate-papo sobre temas relevantes relacionados à inclusão e diversidade das mulheres na sociedade e no mercado de trabalho, com relatos de experiências de suas colaboradoras e/ou convidadas.
A empresa conta ainda com o grupo de afinidade (ERG) BWIN, a Rede de Iniciativas para Mulheres da Bridgestone, que oferece uma plataforma para que as profissionais alcancem todo o seu potencial, promovendo a diversidade, fomentando a equidade de gênero e empoderando as mulheres para que se destaquem e liderem com excelência.
“Fazer parte desse processo de transformação dentro de nossa companhia é um momento único. Como locomotivas desse movimento, os grupos ERGs têm papel fundamental na percepção e disseminação das ideias e ações que implementamos. Como líderes que somos, é nosso papel pavimentar essa estrada rumo a um futuro melhor e mais igualitário, dentro e fora da Bridgestone. Encaro todo esse processo como uma transformação pessoal, onde, juntos, geraremos um efeito halo positivo para a sociedade. Faço isso por acreditar num mundo muito melhor para meu filho e para as futuras gerações, afirma Janaina Pereira Coutinho Braga, Gerente de Meio Ambiente e Segurança da Bridgestone para América do Sul.
“O apoio e o envolvimento em todas as iniciativas de DE&I conduzido pelos nossos ERGs e líderes aumentaram muito e isso foi demonstrado de muitas maneiras, inclusive na nossa pesquisa de engajamento. Acredito de verdade que perspectivas e experiências diversas fazem com que a nossa organização seja cada vez melhor, diversa e inclusiva.” destaca Lucila Del Grande, Vice-Presidente de RH, Negócio Central de Pneus da BSAM e América Latina
“Sinto muito orgulho do trabalho que estamos fazendo como equipe (em todas as áreas, países e níveis) para tornar a Bridgestone um lugar mais inclusivo para se trabalhar”, pontua Jeison Lion, Diretor Executivo de RH para manufaturas na América Latina.
Compromisso
Em 2022, a Bridgestone anunciou o E8 Commitment (Compromisso E8 da Bridgestone): oito valores para fomentar uma sociedade mais sustentável para o futuro.
O Compromisso E8 da Bridgestone se relaciona com cada aspecto da empresa e orienta a tomada de decisões quanto ao desenvolvimento e a oferta de produtos, serviços e soluções.
O empoderamento é representado por iniciativas para ampliar a acessibilidade e a dignidade de todas as pessoas através da promoção de diversidade, equidade e inclusão, buscando soluções para problemas sociais com o apoio das comunidades locais e criando uma cultura corporativa que empodera os integrantes.
###
Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)
A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada pelo E8 Commitment e seus valores, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas, construindo um mundo mais sustentável para as futuras gerações.
A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borrach