Os motores a diesel possuem alta taxa de compressão, que gera muito calor. O diesel é injetado dentro desta massa de ar quente, provocando a ignição sem a necessidade de uma centelha elétrica. Em motores diesel de baixa cilindrada, comuns no Brasil em picapes, SUVs e vans, velas aquecedoras fornecem calor adicional para facilitar a partida a frio. Essas peças são essenciais no momento da partida em baixas temperaturas, mas seu uso inadequado pode reduzir a vida útil e o desempenho do motor. Para colaborar com o desempenho de veículos que utilizam esses componentes, a NGK, marca da Niterra especializada em componentes para sistemas de ignição, alerta sobre cinco más práticas que não se deve ter com as peças.
1- Substituição individual das velas: substituir apenas a vela que apresentou problema é uma prática inadequada. As velas aquecedoras de um mesmo conjunto têm a mesma vida útil, e a troca do conjunto completo é fundamental para garantir o funcionamento ideal do sistema de partida a frio.
2- Utilização de velas incompatíveis: cada veículo possui características específicas para o sistema de partida a frio. O uso de velas aquecedoras inadequadas pode resultar em problemas na partida do motor e até falhas mais sérias no motor. É preciso aplicar a vela recomendada para o modelo do veículo.
3- Testes diretos na bateria: uma prática perigosa é testar as velas aquecedoras diretamente na bateria. Além de representar um risco de acidentes, isso pode danificar a vela permanentemente, comprometendo o sistema de partida.
4- Instalação sem limpeza do alojamento: a instalação de uma nova vela aquecedora sem a devida limpeza do alojamento no cabeçote do motor pode provocar dificuldade na instalação e dificultar a vedação da vela aquecedora no cabeçote. É imprescindível utilizar a ferramenta específica para essa limpeza.
5- Aplicação de torque incorreto: o torque inadequado ao instalar as velas pode gerar vazamentos de gás, danos à vela aquecedora ou danos ao motor. A aplicação do torque correto, conforme especificações do fabricante, garante a fixação adequada e o bom funcionamento do sistema.
Problemas causados pelas velas aquecedoras com defeito
As velas aquecedoras não requerem manutenção preventiva, sendo necessário substituí-las quando apresentarem falhas. O ideal é a verificação anual do sistema de partida a frio, especialmente se houver sinais de fumaça branca na partida do motor, dificuldades no arranque ou falhas na fase fria. Nos veículos mais modernos, o acendimento da luz de injeção no painel pode ser um indicativo de problemas no sistema.
“Além das dificuldades relacionadas à partida a frio e ao risco de falhas no funcionamento do motor durante essa fase, um problema adicional resultante da negligência no correto funcionamento do sistema de partida a frio é a contaminação do óleo lubrificante. Essa contaminação pode comprometer a eficácia do lubrificante e, consequentemente, reduzir a vida útil do motor devido à degradação acelerada do óleo”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
A NGK enfatiza a importância de práticas adequadas para garantir a longevidade do sistema e o desempenho eficiente dos motores diesel. Em seu site e catálogo eletrônico, a empresa disponibiliza uma tabela de aplicação de velas aquecedoras para fácil consulta.