Dicas de Manutenção

Nakata alerta sobre riscos de bandeja e buchas da suspensão desgastadas

Peças danificadas podem interferir na estabilidade do veículo, puxando a direção para um dos lados.

As buchas de suspensão, quando desgastadas, podem interferir na direção, fazendo com que o veículo puxe para um dos lados durante a aceleração. Ponto de ligação entre diferentes peças, as buchas têm a função de absorver impactos e vibrações recebidos ao trafegar pelas vias, permitindo movimentos controlados e suaves, redução de ruídos e menor desgaste de outros componentes do sistema de suspensão. “Os motoristas precisam ficar atentos aos sinais de comprometimento das buchas de suspensão. Ruídos, direção instável e desgaste irregular dos pneus podem indicar problemas nesta peça”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata. Neste caso, o componente deve ser substituído para garantir estabilidade e bom funcionamento da suspensão.

As buchas de borracha também podem sofrer danos quando a bandeja de suspensão está desgastada. “Isso acontece porque a bandeja se movimenta constantemente durante a condução, e a bucha sofre impactos e esforços ao longo do tempo, ficando comprometida. Folgas, desgastes e trincas precisam ser observados na manutenção”, comenta Leite. O coordenador explica que a revisão da suspensão, além de avaliar buchas e o estado da bandeja, deve incluir também a verificação da manga de eixo, amortecedores, molas e demais componentes periféricos do sistema.

 

A Nakata conta com amplo portfólio de buchas de suspensão e componentes para o sistema de suspensão, como amortecedores e kits, bieletas, coxins, pivôs, entre outros.

 

Para acessar o catálogo da Nakata, basta acessar o link: https://autoexperts.parts/pt/br/.

 

Leave a Response

vinte + seis =