Manutenção da válvula reguladora de pressão em bombas CP4 exige ferramentas adequadas

Responsável por pressurizar o combustível diesel antes de injetá-lo nos cilindros do motor, a bomba de alta pressão é essencial para garantir uma combustão eficiente e otimizada, resultando em melhor desempenho e economia de combustível. Problemas na válvula reguladora de pressão interna da bomba (kuv) não somente prejudica o funcionamento do veículo, mas compromete seriamente o sistema, ao aumentar o risco de corrosões e trincas na peça.
De acordo com o professor Nonato Santos, embaixador da Devoc e especialista com quatro décadas de experiência na área de injeção diesel, um dos problemas mais comuns é o entupimento do filtro, localizado embaixo na válvula. “Quando o filtro obstrui, a válvula não escoa o excesso de óleo para manter a pressão de 4,5 a 5 bar comprometendo a bomba”, descreve o especialista.
Uma vez entupida a peneira do filtro, é necessária a remoção da válvula para a limpeza e avaliação do dano à peça. Para um procedimento mais seguro, Santos indica a utilização de ferramentas adequadas de fácil manuseio e encaixe correto.
A Devoc, marca brasileira com tecnologia alemã de peças de reposição para sistemas de injeção de motores a diesel, disponibiliza para o mercado de reposição uma maleta completa de ferramentas destinada especificamente para a desmontagem de bombas CP4. O mecânico também encontra várias opções de ferramentas, como por exemplo, a que possui formato adequado para remover a válvula reguladora de pressão interna com mais mobilidade e acessar o filtro facilmente.
Com fábrica, em São João da Boa Vista-SP, dois centros de distribuição e uma rede com 17 distribuidores, a Devoc Parts conta com mais de 1.800 itens em seu portfólio, além de bancadas de testes, estações de trabalho e ferramentas.