Mais de 8,4 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo são reciclados no Paraná
Implantado em 1° fevereiro de 2013 no Estado do Paraná, o programa Descarte Consciente Abrafiltros, elaborado pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, já reciclou 8.442.974 filtros usados do óleo lubrificante automotivo, equivalentes a 3.115.457 kg, até abril de 2024. “O Paraná foi o segundo estado a aderir ao programa, cerca de seis meses após a implantação do projeto-piloto em São Paulo.
A iniciativa veio para ajudar a cuidar do meio ambiente e atender a legislação estadual, quando a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, publicaram em 2012, o Edital de Chamamento 01/2012, visando a implantação da logística reversa pós-consumo no início do ano seguinte”, explica João Moura, presidente-executivo da Abrafiltros.
Segundo Marco Antônio Simon, gestor do programa Descarte Consciente Abrafiltros, as empresas procuram a associação para o cumprimento da logística reversa porque o programa é um sistema coletivo, que possui a Abrafiltros como gestora. “É a melhor forma em relação ao custo-benefício para atender as legislações de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo”, afirma Simon, acrescentando: “O processo de reciclagem é complexo e o custo é elevado. São as empresas que arcam com esse montante. Por ser uma iniciativa de grupo, o custo é reduzido em relação às ações individuais. Além disso, toda a gestão é feita pela associação, facilitando o dia a dia nas empresas que só precisam enviar alguns dados, como os de comercialização, para a Abrafiltros”, esclarece. “Todo o processo de adesão é padronizado de forma isonômica entre as empresas, por ser uma iniciativa de grupo. Cada empresa arca com o volume proporcional à quantidade de filtros comercializados no Estado, conforme as metas governamentais”.
No programa, a Geoquímica, empresa do Grupo Supply Service, localizada em São José dos Pinhais/PR, após disponibilizar os kits de tambores nos pontos de coleta – oficinas, postos de gasolina, concessionárias, entre outros, e, depois recolher os filtros usados do óleo lubrificante automotivo, faz todo o processo de reciclagem. O metal (23% dos resíduos) é encaminhado para siderúrgicas; o Óleo Lubrificante Usado Contaminado (OLUC) vai para rerrefino (2%); e a maior parte dos resíduos – elementos filtrantes, vedações, entre outros (75%), segue para coprocessamento em cimenteiras, para geração energética e uso das cinzas (clínquer) na fabricação do cimento. “Nada é encaminhado aos aterros sanitários”, ressalta Simon.
Desde janeiro de 2022, o Decreto Federal 10.936 determinou que na destinação ambientalmente adequada, os elementos filtrantes usados dos filtros do óleo lubrificante automotivo devam ser destinados para recuperação energética (coprocessamento), o que já era cumprido pela Abrafiltros desde o início do programa.
Inicialmente, em 2013 foram implantados 122 pontos de coleta, número que com o crescimento anual do programa subiu para 945 em 2024, inseridos em 74 cidades paranaenses. Nove caminhões percorrem uma média mensal de mais de 24.000 km para fazer a coleta nestes municípios. “Para 2024, a meta é recolher e reciclar 440.067 kg de filtros usados do óleo lubrificante automotivo em 74 municípios do Paraná”, afirma.
Hoje, 36 empresas participam do programa Descarte Consciente Abrafiltros, sendo que 12 delas ingressaram em 2023. “Em 2024, novas empresas devem aderir ao programa, mas em número bem menor já que as mais representativas do setor, principalmente fabricantes e montadoras detentoras de marcas próprias, já são participantes”, comenta Simon, ressaltando que novos estados devem participar também da logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante em função de novas legislações.
Para mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente.