fbpx
Mercado de Reposição

Lubrificantes Mobil se destacam por práticas ESG e projetos pioneiros na indústria

Lubrificantes Mobil se destacam por práticas ESG e projetos pioneiros na indústria
Logística reversa, embalagens recicladas e Troca Inteligente Mobil™ são destaques nas práticas ambientais da empresa
A medida que o Brasil se prepara para sediar a cúpula do G20 em 2024, reforçando a importância de abordagens sustentáveis e inovadoras no enfrentamento dos desafios globais, os Lubrificantes Mobil™ se destacam por seu compromisso contínuo com práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). A empresa investe em soluções de lubrificação industrial que não apenas aumentam a eficiência energética e prolongam a vida útil dos equipamentos, mas também reduzem emissões e minimizam o consumo de recursos naturais. Esse compromisso resulta em economias operacionais e ambientais significativas para as indústrias e reforça o alinhamento da marca Mobil™ com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e os princípios do Pacto Global.
As iniciativas vão de encontro com o propósito da Moove, multinacional brasileira, uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, com atuação em 11 países, e responsável pela produção e distribuição dos Lubrificantes Mobil™. Com o objetivo de “Mover pessoas e negócios do jeito certo para todos”, a Moove adota práticas ESG inovadoras, como o uso de energia renovável, o controle rigoroso em todas as etapas do processo produtivo para prevenir a poluição do ar, da água e do solo, e a implementação de medidas de eficiência energética que promovem o consumo consciente. Além disso, a empresa investe na gestão de resíduos por meio da circularidade de embalagens e materiais, reforçando seu papel como líder em sustentabilidade no setor de lubrificantes.
Iniciativas de sucesso como o Instituto Jogue Limpo, as bombonas feitas com plástico reciclado e a solução da Troca Inteligente Mobil™ demonstram as boas práticas de gestão que estão contribuindo com a redução do consumo e, consequentemente, a diminuição do descarte de plástico no meio ambiente.
Logística reversa – A Moove, por meio dos lubrificantes Mobil™, foi uma das fundadoras do Instituto Jogue Limpo, que atua em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, responsável por realizar a logística reversa do óleo lubrificante usado e de suas embalagens plásticas. Através de pontos de entrega voluntária, o instituto recolhe e encaminha as embalagens plásticas e óleo lubrificante usadas para reciclagem, cumprindo assim com as obrigações do Acordo Setorial e da Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Bombona com plástico reciclado – Outra importante ação que trouxe um impacto valoroso para o meio ambiente foi a bombona de 20 litros produzida no Brasil com 40% de resina PCR (Post-Consumer Recycled, em inglês). Primeira empresa a utilizar resina plástica pós-consumo nas embalagens dos lubrificantes Mobil™, a Moove espera utilizar 60% de resina na produção desses recipientes ainda em 2024. O plástico utilizado nesta tecnologia vem do Instituto Jogue Limpo, garantindo a circularidade da matéria prima. Somente nos últimos 12 meses, foram utilizadas mais de mil toneladas de plásticos reciclados nas produções das bombonas.
Troca Inteligente Mobil™ – A oferta Troca Inteligente, pioneira no Brasil, proporciona a venda de lubrificantes a granel, armazenados em tanques de 400 litros. Essa solução possibilita a troca de óleo diretamente no cárter dos veículos e evita o uso de plástico. A cada 100 trocas de óleo em carros, 400 embalagens de um litro deixam de ser descartadas no meio ambiente. E a cada 100 trocas de óleo em caminhões, são eliminadas 200 embalagens plásticas de 20 litros. Além disso, o cliente paga apenas pela quantidade necessária, o que gera uma economia de até 20% ao consumidor.
“Continuamos avançando em nossa Jornada ESG. Temos compromissos assumidos e estratégia estabelecida para práticas ambientais sustentáveis e para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Nossas ações incluem o monitoramento de emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor, a eficiência energética, a gestão de águas e efluentes, e a gestão de resíduos, por meio da circularidade de embalagens e materiais”, afirma Pedro Mosquera, Coordenador de Marketing Portfólio da Moove.

Leave a Response

cinco × 4 =