fbpx
Negócios

Lançamento do relatório integrado Bridgestone 3.0 Journey 2024

Lançamento do relatório integrado Bridgestone 3.0 Journey 2024
O relatório global anual fornece uma visão ampla das iniciativas da companhia que aumentam seu valor corporativo.

A Bridgestone Corporation lançou seu mais recente relatório integrado – o Relatório Integrado Bridgestone 3.0 Journey 2024*1 – disponível no site corporativo. O relatório fornece uma compreensão abrangente da estratégia e iniciativas da companhia destinadas a aumentar o valor corporativo a médio e longo prazo, o que aprofunda ainda mais o entendimento mútuo por meio do diálogo com os stakeholders.

O relatório integrado Bridgestone 3.0 Journey 2024 destaca a criação de valor da Bridgestone alinhada ao plano de negócios de médio prazo (2024-2026) (24MBP), no qual estão descritos os planos de execução para construção da base para a criação de valor sustentável. O plano foi formulado com base na aspiração estratégica de longo prazo para 2030*2, que é o norte da transformação da companhia. Além disso, este relatório serve como um convite para a cocriação de valor, transmitindo uma visão estratégica clara e o progresso até lá.
“Em nosso relatório integrado de 2024, compartilhamos com nossos stakeholders nossos pensamentos e progresso nas iniciativas em ação à medida que nos transformamos em uma empresa de soluções sustentáveis, com base no enredo do 24MBP. Ao apresentar de forma clara o roteiro para nossa transformação a você, esperamos que se junte a nós nesta jornada rumo à realização de uma sociedade sustentável. A Bridgestone continuará assumindo o desafio de construir uma base para a criação de valor sustentável incansavelmente, perseguindo a “Paixão pela Excelência” e concentrando-se na execução e entrega de resultados sob o 24MBP”.  Shuichi Ishibashi, CEO Global, Bridgestone Corporation.
A seguir, uma visão geral dos tópicos, pontos-chaves e o progresso da atividade relatados no Relatório Integrado Bridgestone 3.0 Journey 2024.
Plano de Negócios de Médio Prazo (2024-2026): 24MBP 
Um resumo do plano de negócios de médio prazo (2021-2023) e um esboço do 24MBP mostram o progresso e as iniciativas contínuas que estão criando valor em direção à aspiração estratégica da companhia a longo prazo para 2030. Isso inclui mudanças no ambiente de negócios, a resposta da empresa aos riscos de gestão global, indicadores de gestão global e uma nova e verdadeira estrutura de gestão “glocal” (global – local) que maximiza a eficácia e a eficiência.
Cenário do modelo de negócios do 24 MBP: foco adicional na criação de valor 
No 24MBP, há um foco adicional na criação de valor de acordo com o cenário do modelo de negócios. Isso consiste nos quatro cenários a seguir: “criar boa qualidade de negócios”, “criar bons pneus”, “criar bons negócios” e “criar novos negócios semeando boas sementes para o futuro”.
Criar uma boa qualidade nos negócios: esta é a questão prioritária no primeiro ano de 2024 do 24MBP. A Bridgestone continuará se esforçando para melhorar a gestão e a qualidade do trabalho e dos negócios globalmente, reafirmando e aprimorando a compreensão do seu plano, que reflete o DNA da empresa “foco na qualidade” e sua missão “Servir a Sociedade com Qualidade Superior”. Este relatório também inclui a atualização da base de sua criação de valor, como melhorar a criatividade de talentos, a transformação digital (DX) da Bridgestone, os esforços de cocriação usando o Bridgestone Innovation Park e a estratégia de propriedade intelectual.
Criar bons pneus: o relatório atualiza as atividades da empresa para acelerar a criação de valor, fundindo ENLITEN, a tecnologia para design de produtos e o “novo premium” exclusivo da Bridgestone para o negócio principal de pneus, e BCMA, a tecnologia básica para P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e fabricação que reduz o custo comercial.
Criar bons negócios: o relatório fornece atualizações sobre as atividades da Bridgestone para acelerar o valor social e a criação de valor para o cliente, esforços que ajudarão a empresa a obter vantagem competitiva e criar valor corporativo. As iniciativas são reduzir o custo comercial em toda a cadeia de valor, estabelecer seu novo modelo de negócios de pneus premium com fortalecimento através dos canais  e estabelecer uma marca premium sustentável.
Criar negócios semeando boas sementes para o futuro: o relatório atualiza o negócio de soluções da Bridgestone, que amplia o valor dos produtos Dan-Totsu, incluindo atividades das soluções para caminhões e ônibus, soluções de mineração e soluções para a aviação que estão construindo negócios de tecnologia de mobilidade. Este relatório também inclui uma atualização de sua criação de valor para o futuro com atividades comerciais exploratórias da Bridgestone como “Semeando Novas Sementes”: negócio de reciclagem, AirFree, que é um pneu de última geração que não precisa de enchimento de ar, pneu lunar rover e robótica suave.
Construindo uma base para a criação de valor sustentável 
O relatório fornece uma atualização do progresso do modelo de negócios de sustentabilidade exclusivo da Bridgestone. Este modelo vincula os negócios da empresa à realização da neutralidade de carbono e de uma economia circular em toda a cadeia de valor. Está focado em avançar das etapas de “produzir e vender” e “usar” para “renovação” de pneus para matérias-primas por meio de iniciativas de positividade para a natureza. Além disso, o relatório fornece um esboço das atividades da Bridgestone para a criação de valor sustentável, integrado de modelagem de negócios.
Exemplo dessa preocupação com a sustentabilidade é a planta de Camaçari, na Bahia, que até o final de agosto terá uma fazenda solar operando com 100% da capacidade.
Estratégia financeira 
Estes são os esboços das metas financeiras da Bridgestone: sua gestão com foco no ROIC como seu KPI de gestão mais importante, ROE como indicadores de gestão global, cada área e portfólio financeiro de negócios e alocações de despesas de capital e recursos estratégicos em cada portfólio de negócios.
Promovendo a confiança
A partir desse relatório integrado, a companhia atualiza suas atividades de engajamento com stakeholders, que servem como base para a criação de valor sustentável. Além disso, este relatório atualiza as iniciativas da Bridgestone que são projetadas para promover a confiança com a sociedade por meio de seu compromisso de operar em harmonia com suas comunidades locais. Isso inclui suas atividades prioritárias de sustentabilidade, como o respeito aos direitos humanos e a cadeia de valor da borracha natural.
Com o “Bridgestone E8 Commitment”*3, que é o eixo da empresa para impulsionar a gestão e ganhar a confiança das gerações futuras, a Bridgestone se compromete a promover uma sociedade sustentável por meio da cocriação de valor junto com os funcionários, a sociedade, seus parceiros e clientes.
  1. O relatório abrange o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023 (algumas atividades anteriores ou posteriores ao período também foram incluídas).
  2. Aspiração Estratégica de Longo Prazo para 2030 https://www.bridgestone.com/ir/library/strategy/pdf/ENG_lsa20220831.pdf
  3. A Bridgestone estabeleceu seu compromisso corporativo, o “Compromisso Bridgestone E8” para concretizar sua visão: “Em direção a 2050, a Bridgestone continua a fornecer valor social e valor ao cliente como uma empresa de soluções sustentáveis”. Esse compromisso servirá como eixo para impulsionar a gestão e, ao mesmo tempo, ganhar a confiança das gerações futuras. O “Compromisso Bridgestone E8” consiste em 8 valores semelhantes aos da Bridgestone, começando com a letra “E” (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade e Empoderamento) que se comprometerá a criar por meio de “propósito” e “processo” semelhantes aos da Bridgestone, juntamente com funcionários, sociedade, seus parceiros e clientes para realizar uma sociedade sustentável.

Leave a Response

16 − doze =