fbpx
Dicas de Manutenção

Itens que devem ser avaliados na hora da manutenção da suspensão do veículo

Itens que devem ser avaliados na hora da manutenção da suspensão do veículo
Além de amortecedores e molas, há outros componentes que precisam ser analisados durante a manutenção, como bandejas e barra estabilizadora.

O sistema de suspensão tem como função absorver os impactos provenientes das irregularidades das vias e manter as rodas do veículo em contato com o solo, proporcionando estabilidade e conforto. “É um sistema composto por diversas peças que estão ligadas diretamente à segurança do veículo, por isso deve estar em boas condições para que não ocorram acidentes”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, ressaltando que a revisão do sistema de suspensão deve ser feita periodicamente.

Leite destaca os componentes que devem ser checados no sistema de suspensão na hora da revisão. “Os amortecedores têm importante papel no sistema de suspensão, pois controlam o movimento das molas e limitam as oscilações ao trafegar por estradas esburacadas, lombadas e depressões”, comenta o profissional, acrescentando: “É preciso ter atenção aos sinais de desgaste, como ruídos, balanço excessivo em arrancadas e freadas, pneus escamados e dificuldade de realizar as curvas. As molas também precisam ser avaliadas. “São elas que suportam o peso do veículo, mantem a altura adequada do carro e absorvem também impactos”, diz. Entre os indícios de comprometimento das molas estão desnível do automóvel, sinais de batidas entre elos, ferrugem e trincas.

Servindo como um suporte que liga as rodas ao chassi ou monobloco, a bandeja de suspensão ou braço oscilante é outro item a ser analisado, bem como a barra estabilizadora, responsável por reduzir a inclinação lateral do carro nas curvas, e os pivôs, que conecta a bandeja a manga de eixo. “Amassados, trincas e folgas nas buchas são indícios de que a bandeja está comprometida, enquanto batidas pode apontar que a bieleta ou bucha da barra estão desgastadas e pivôs podem apresentar folgas, gerando ruídos”, comenta.

Outro item que não pode passar despercebido no momento da manutenção é o kit do amortecedor, composto por três itens:

Coxim, faz a ligação entre a suspensão e a carroceria, absorvendo os impactos e proporcionando maior conforto aos ocupantes. Quando desgastado, pode se tornar uma fonte de ruídos indesejáveis.

Batente, limita o curso do amortecedor, evitando batidas no final do curso. Quando comprometido, além de gerar ruídos, pode causar danos prematuros aos amortecedores e às molas.

Coifa, tem a função de proteger a haste do amortecedor contra a entrada de abrasivos, não é fonte de ruido, mas se estiver comprometida haverá um dano prematuro aos elementos de vedação do amortecedor.

 

Para acessar esta e outras dicas de manutenção, basta entrar no Blog Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/.

Leave a Response

cinco × 3 =