As entidades, que representam o mercado de reposição no Brasil e fazem parte do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) que integra Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa Nacional, têm debatido a importância da implantação da ITV – Inspeção Técnica Veicular, há duas décadas e, com mais ênfase, após a Prefeitura de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad, em 2013, interromper a inspeção veicular de emissões que ocorria e vinha ganhando força para servir de exemplo para outros municípios, como iniciativa viável e importante para a redução de emissões de poluentes, melhorando a qualidade do ar em cidades com grande concentração de frota de veículos.
A suspensão da inspeção na capital paulista representou um retrocesso e, de lá para cá, as entidades vêm somando esforços para sensibilizarem os órgãos públicos, apresentando os benefícios para a saúde da população com a melhoria da qualidade do ar, redução de acidentes por conscientizar o motorista a fazer manutenção periódica nos itens de segurança e também economia para o governo, diminuindo o número de internações, seja por problemas respiratórios ou por acidentes de trânsito.
A Inspeção Técnica Veicular, que inclui fiscalização de emissões e itens de segurança do veículo existe em mais de 50 países, com comprovação de redução dos acidentes de trânsito. Por enquanto, no Brasil, as mortes no trânsito matam por cerca de 40 mil pessoas todos os anos. Índice altíssimo, fazendo com que o país figure no ranking dos mais violentos no trânsito, infelizmente.
Enquanto isso, a cruzada para que a ITV vire realidade no Brasil continua. Representantes do Sindipeças, Elias Mufarej e Deák Gábor, ambos conselheiros, e Luciano Pedregral, responsável pelas relações governamentais, estiveram, no dia 31 de julho de 2019, reunidos com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento do Governo de SP para tratar do assunto no âmbito estadual, conforme determina a Resolução do Conama 418/2009. Em um post de sua rede social no LinkedIn, Pedregal destaca a iniciativa como política pública e eficaz em países com frota de veículos parecida com a do Brasil. Também cita os benefícios da ITV com relação à saúde pública, meio ambiente, mobilidade urbana, e também econômica para o setor de reposição de autopeças.