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Hábitos na direção afetam a vida útil de pastilhas de freio

Hábitos na direção afetam a vida útil de pastilhas de freio
Maneira de pisar no pedal de freio e falta de cuidados encurtam durabilidade da peça

Quem nunca deu aquela pisada funda no pedal de freio ao chegar perto de um farol vermelho, uma freada brusca ao se aproximar de um obstáculo? Certamente, a maior parte dos motoristas já passaram por situações assim ao menos uma vez. Saiba que esse hábito compromete muito a durabilidade e funcionamento das pastilhas de freio, itens importantes para a segurança e dirigibilidade do automóvel.

Marcelo Mello, consultor técnico da Fras-le, líder mundial em fabricação de materiais de fricção, com operações no mercado nacional e internacional e presença em mais de 125 países, alerta que a maneira como o motorista freia interfere diretamente na forma de desgaste das pastilhas. “Quanto mais força, maior o desgaste. Por isso, o ideal é antecipar a frenagem e ser mais suave ao pisar no pedal”, explica.

Outros cuidados também ajudam a prolongar a durabilidade das pastilhas, como a regulagem. “Os veículos com sistema de freio a tambor devem estar sempre regulados, caso contrário, a frenagem é transmitida excessivamente para o eixo dianteiro causando o desgaste”, esclarece Mello.

A carga transportada pelo veículo e o local de circulação também comprometem a vida útil das pastilhas. “Nas cidades o desgaste é maior do que nas estradas, onde há uma menor utilização dos freios.”

As pastilhas de freio têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. Para isso, trabalham em conjunto com o disco de freio — que pode ser de material metálico, cerâmico ou até mesmo de carbono, além de outros materiais. O desgaste das pastilhas, portanto, compromete todo o sistema de frenagem. E, por isso, é muito importante atentar aos sinais da hora da troca das pastilhas.

Os ruídos nas rodas podem indicar o fim da vida útil das pastilhas que são compostas por materiais que geram atrito e capacidade de lubrificação e ficam presos a uma chapa. Quando a pastilha gasta completamente, essa chapa encosta no disco de freio causando um ruído alto e desagradável, sinalizando a imediata troca da peça antes que afete o disco.”, descreve Mello.

Em alguns modelos de veículos, a pastilha tem um sistema mecânico de alarme que, um pouco antes do desgaste total, já provoca um ruído.  Nos modelos mais novos, sensores eletrônicos sinalizam no painel o desgaste da pastilha.

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