Quem nunca deu aquela pisada funda no pedal de freio ao chegar perto de um farol vermelho, uma freada brusca ao se aproximar de um obstáculo? Certamente, a maior parte dos motoristas já passaram por situações assim ao menos uma vez. Saiba que esse hábito compromete muito a durabilidade e funcionamento das pastilhas de freio, itens importantes para a segurança e dirigibilidade do automóvel.
Marcelo Mello, consultor técnico da Fras-le, líder mundial em fabricação de materiais de fricção, com operações no mercado nacional e internacional e presença em mais de 125 países, alerta que a maneira como o motorista freia interfere diretamente na forma de desgaste das pastilhas. “Quanto mais força, maior o desgaste. Por isso, o ideal é antecipar a frenagem e ser mais suave ao pisar no pedal”, explica.
Outros cuidados também ajudam a prolongar a durabilidade das pastilhas, como a regulagem. “Os veículos com sistema de freio a tambor devem estar sempre regulados, caso contrário, a frenagem é transmitida excessivamente para o eixo dianteiro causando o desgaste”, esclarece Mello.
A carga transportada pelo veículo e o local de circulação também comprometem a vida útil das pastilhas. “Nas cidades o desgaste é maior do que nas estradas, onde há uma menor utilização dos freios.”
As pastilhas de freio têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. Para isso, trabalham em conjunto com o disco de freio — que pode ser de material metálico, cerâmico ou até mesmo de carbono, além de outros materiais. O desgaste das pastilhas, portanto, compromete todo o sistema de frenagem. E, por isso, é muito importante atentar aos sinais da hora da troca das pastilhas.
Os ruídos nas rodas podem indicar o fim da vida útil das pastilhas que são compostas por materiais que geram atrito e capacidade de lubrificação e ficam presos a uma chapa. Quando a pastilha gasta completamente, essa chapa encosta no disco de freio causando um ruído alto e desagradável, sinalizando a imediata troca da peça antes que afete o disco.”, descreve Mello.
Em alguns modelos de veículos, a pastilha tem um sistema mecânico de alarme que, um pouco antes do desgaste total, já provoca um ruído. Nos modelos mais novos, sensores eletrônicos sinalizam no painel o desgaste da pastilha.